A Nissan do Brasil revelou aos seus 200 funcionários sediados em Curitiba que irá fechar as portas do escritório da capital paranaense. A fabricante japonesa garante que a decisão já vinha sendo discutida antes da crise global que a acometeu, e tem como objetivo unificar os times a fim de tornar a operação mais eficiente e ágil.
Procurada por Autoesporte, a Nissan confirmou a informação (veja íntegra da nota mais abaixo). Segundo a companhia, o fechamento definitivo da unidade irá ocorrer em março de 2026. Todos os 200 trabalhadores do escritório, com foco em engenharia (desenvolvimento) e compras, foram convidados a se realocar para São Paulo e Resende (RJ).
De acordo com fontes ouvidas por Autoesporte, havia rumores de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), rechaçado pela Nissan. No entanto, caso o funcionário opte por não se mudar terá seu desligamento devidamente realizado.
Conforme já mencionamos, a fabricante de origem nipônica diz querer promover maior “integração de suas equipes no país”. Por isso, os times de Curitiba receberam a opção de remanejamento para a fábrica localizada no Rio de Janeiro e para o escritório de São Paulo, próximo à instalação.
O encerramento do escritório de Curitiba não apenas faz sentido do ponto de vista financeiro, como também logístico. A marca japonesa mantém a operação no Paraná por causa da aliança com a Renault. Até alguns anos atrás, a Nissan produzia veículos no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Com a fábrica de Resende e a importação de alguns outros produtos, passou a fazer menos sentido manter uma estrutura longe dos outros escritórios. Autoesporte apurou que a decisão não foi recebida de modo tão efusivo pelos funcionários. Três das equipes de engenharia serão realocadas para São Paulo, e o restante vai para Resende.
No entanto, funcionários que quiserem ficar no Paraná terão que buscar uma recolocação profissional. Nesse cenário, surge a Geely, que firmou parceria com a Renault. Um dos objetivos da chinesa é o de produzir seus veículos em São José dos Pinhais (PR).
É importante ressaltar que o movimento não afeta os planos da marca japonesa no Brasil. A marca investiu por aqui R$ 2,8 bilhões e contratou 400 novos funcionários para a unidade de Resende.
Inclusive, bom frisar, a companhia deverá revelar o SUV derivado do antigo Kicks ainda este ano. A data limite de lançamento, de acordo com as apurações de Autoesporte, é março de 2026 — que marca o fim do ano fiscal japonês.
O SUV de entrada e outros modelos da marca são flagrados com certa constância em Curitiba e arredores. Isso porque a Nissan segue testando seus veículos no Paraná. Isso, claro, até, pelo menos, março de 2026.
Confira abaixo, na íntegra, a nota da Nissan:
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pode ter um corte de custo adiante
200 – todas convidadas a se mudar
Fonte: direitonews