Nissan confirma SUV anti-Compass e picape rival da Toro no Brasil


A Nissan confirmou a venda de dois carros inéditos no Brasil, que serão lançados entre 2025 e 2027 como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado no ano passado. Conforme apurado por Autoesporte, um deles será o X-Trail, um SUV médio híbrido na mesma categoria do Jeep Compass. A outra será uma picape intermediária gêmea da futura Renault Niagara, produzida na Argentina.

Vale mencionar também que a renovação completa do Nissan Kicks está confirmada. O SUV compacto será produzido em Resende (RJ) a partir do ano que vem e será o primeiro da nova leva de veículos da marca japonesa. A novidade fica por conta da adoção de um novo motor turbo produzido localmente. Detalhes ainda não foram divulgados.

Confira o calendário de lançamentos abaixo:

O objetivo deste investimento é aumentar a participação da Nissan no mercado brasileiro para 7%. Isso representaria mais do que o dobro do market share atual da montadora japonesa, que é de 3,4%.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

A Nissan não deu maiores detalhes sobre o SUV médio, mas podemos cravar que será o X-Trail. O modelo está em fase de testes no Brasil e provavelmente será importado dos Estados Unidos (onde se chama Rogue) e terá motor híbrido.

O X-Trail é um sonho antigo da Nissan no Brasil, ainda mais após a alta nas vendas do Jeep Compass. O SUV chegou a ser exibido no Salão do Automóvel de 2018, mas nunca foi lançado. Nos Estados Unidos, é vendido com motor 1.5 turbo de três cilindros que desenvolve 201 cv de potência, sempre com transmissão CVT. O pacote para o Brasil não está confirmado.

De olho em Fiat Toro, Chevrolet Montana e companhia, a Nissan também vai lançar uma picape intermediária. Como elaboramos anteriormente, será baseada no conceito Niagara, mostrado pela Renault no ano passado — e sua produção será em Córdoba (Argentina), junto da Frontier.

A Renault antecipou que o conceito Niagara foi montado sobre a plataforma CMF-B que já equipa o Kardian. O protótipo tem tração 4×4 e motor híbrido, mas outros detalhes sobre sua mecânica não foram divulgados.

As picapes de Renault e Nissan serão praticamente iguais, com algumas diferenças no desenho. Mas, entre os modelos anunciados, o modelo será o último a chegar ao Brasil. Novos detalhes devem surgir quando as primeiras unidades aparecerem em testes locais.

Ao que tudo indica, a Nissan deve seguir a estratégia das rivais e vender duas gerações do Kicks no Brasil. Portanto, o modelo atual não deve sair de linha com a chegada da versão totalmente renovada.

Para conviver com o Kicks atual, a nova geração precisava crescer. E foi exatamente isso que aconteceu nos outros mercados. O SUV compacto tem 4,37 m de comprimento (6 cm maior que o atual).

Nos Estados Unidos, o Kicks terá oito airbags e diversas assistências à condução de série, como alertas de colisão frontal com frenagem de emergência, objeto no ponto cego, detecção de pedestres e saída de faixa. Alguns destes equipamentos podem aparecer no modelo brasileiro.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores ‘Taxa das blusinhas’: Lula sanciona imposto sobre compras internacionais de até US$ 50
Próxima Com crescimento, municípios recebem terceiro decêndio do FPM nesta sexta-feira