Considerado um dos principais nomes da Nissan no segmento de SUVs elétricos no mercado internacional, o crossover Ariya parece finalmente estar próximo de ser vendido no Brasil. O modelo foi prometido pela primeira vez em 2023, durante o Salão de Tóquio daquele ano, mas acabou nunca chegando de fato ao país. Agora, tudo indica que os planos foram retomados e a marca voltou à ideia inicial de lançar o SUV por aqui.
Prova disso vem da lista de emplacamentos do mês de agosto, fornecida pela K.Lume Consultoria, que revela o registro de 23 unidades do Ariya emplacadas no Brasil. Levando em conta que o modelo não é vendido oficialmente por aqui, os exemplares em questão foram importados pela própria Nissan para realização de testes e homologação.
Procurada por Autoesporte, a marca confirmou a importação. “A Nissan confirma que trouxe unidades do inovador 100% elétrico Ariya para o Brasil. Em breve, daremos mais informações sobre a presença de unidades do modelo no país”, disse. A movimentação é um claro sinal de que o anúncio realizado há dois anos será finalmente concretizado.
Baseado na plataforma CMF-EV do grupo Renault-Nissan, a mesma usada pelo Mègane E-Tech já vendido no Brasil, o Ariya mede 4,59 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos.
O visual chama atenção pela pegada cupê, com destaque para a queda arredondada da carroceria a partir da coluna B até o fim da traseira. Apesar da traseira compacta, o Ariya tem 460 litros de capacidade no porta-malas na versão de tração dianteira e 415 litros na versão com tração integral. Por dentro, o assoalho é plano, beneficiando o espaço para os pés dos ocupantes do banco traseiro.
Tanto o painel de instrumentos quanto a central multimídia têm 12,3 polegadas. Botões foram removidos para dar lugar a comandos táteis, além de um assistente de voz que pode auxiliar as operações cotidianas (como mudar a temperatura ou conferir o estado da bateria).
No mercado internacional, o Ariya conta com duas opções de propulsão: motor elétrico de 217 cv e 30,5 kgfm de torque no eixo dianteiro, ou dois motores elétricos combinados de 394 cv, 61,2 kgfm de força e tração integral e-4FORCE. As duas opções podem ser combinadas com pacotes de baterias de 65 kWh ou 90 kWh.
A autonomia na versão com tração dianteira fica entre 450 km e 610 km, dependendo da bateria escolhida. Já com tração integral, o alcance fica entre 430 km e 580 km, segundo o ciclo de testes WLTP. Na versão mais potente atual, o Ariya acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos.
Toda produção é dividida entre duas fábricas: Tochigi, no Japão, e Wuhan, na China. Como o modelo chinês abastece apenas o mercado local, a versão importada ao Brasil provavelmente será a japonesa. Por aqui, o modelo deverá ser o carro mais caro do portfólio da Nissan e o único elétrico, já que o Leaf não é mais vendido nacionalmente desde 2024.
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Fonte: direitonews