Níger decide romper relações diplomáticas com a Ucrânia


O país segue o exemplo do Mali, que anunciou o rompimento das relações com a Ucrânia na última segunda-feira (5). O Mali acusou Kiev de apoiar grupos terroristas que operam no país africano.
O porta-voz do governo do Mali, coronel Abdoulaye Maiga, acusou um alto funcionário ucraniano de ter admitido o papel de Kiev na derrota que as tropas malinenses sofreram em julho.
No dia 4 de agosto, o Ministério das Relações Exteriores do Senegal convocou o embaixador da Ucrânia no país, Yuri Pivovárov, devido à sua aprovação expressa aos combatentes no norte do Mali, que causaram grandes perdas às forças governamentais.
Timbuktu, Mali - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2024

Além disso, as autoridades do país africano afirmaram que decidiram alertar oficialmente os órgãos regionais e internacionais, bem como os países que apoiam Kiev, e salientar que a Ucrânia “declarou aberto e público o seu apoio ao terrorismo”.
Como consequência, o Mali “considera o apoio à Ucrânia como apoio ao terrorismo internacional”, diz o documento.
O governo de transição do Mali disse também que vai tomar medidas para evitar a desestabilização do país a partir do território de outros Estados africanos, em particular a partir das embaixadas ucranianas na sub-região e envolvendo “terroristas disfarçados de diplomatas”.
Na última terça-feira (30), o meio de comunicação Senenews relatou que as autoridades do Mali e da Mauritânia estavam investigando o envolvimento de instrutores militares ucranianos no conflito de um ano no Mali ao lado dos rebeldes.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Homem enfia enguia viva de 60 cm no ânus e precisa passar por cirurgia após animal começar a comê-lo por dentro
Próxima Porsche atropela motociclista e colide com poste em São Paulo; Passageira fica ferida