Níger aceita iniciativa da Argélia para resolução pacífica e política da crise, diz MRE argelino


“O governo argelino, através do Ministério das Relações Exteriores do Níger, recebeu um apelo oficial informando-o da aceitação da iniciativa argelina para uma resolução política para a crise no país irmão”, afirmou o ministério em um comunicado.
No dia 26 de julho deste ano, um grupo de oficiais integrados no Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP) proclamou pela televisão estatal a destituição do presidente do Níger, Mohamed Bazoum, alegando “a contínua deterioração da situação de segurança” e a “má governança econômica e social“.
Dois dias depois foi anunciado que o general Abdourahamane Tchiani, antigo comandante da guarda presidencial, assumiria a liderança do CNSP e as funções de “presidente provisório” no Níger.
Posteriormente, no mês de setembro (24), em meio às tensões no Níger, a França acabou tendo de retirar suas tropas do país, o que segundo a líder do partido de direita Rassemblement National (Reunião Nacional), Marine Le Pen, foi um golpe à diplomacia do país sob a gestão do presidente Emmanuel Macron.
O presidente francês, Emmanuel Macron - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Cuiabá empata com Mixto e garante liderança
Próxima F1: Horner otimista com novos regulamentos da F1 para 2026