Netanyahu está ‘perturbado’ e apoio dos EUA é uma ‘loucura’, diz ex-funcionário do FMI à Sputnik


O apoio incondicional dos Estados Unidos a Israel encoraja o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a assumir riscos elevados que podem agravar a crescente agitação no Oriente Médio.
É o que afirmou à Sputnik Hossein Askari, ex-membro do Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e conselheiro especial do ministro das Finanças da Arábia Saudita neste sábado (13).
Hoje, o Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel, em retaliação ao ataque contra o consulado iraniano na Síria, que matou sete membros da elite do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) na semana passada.
Lançamento de combate de um míssil do sistema de mísseis tático-operacional Iskander para destruir hangares com equipamento militar e munições das Forças Armadas ucranianas durante a operação militar especial - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2024

“Posso assegurar que o Irã não quer uma guerra com Israel ou com os Estados Unidos. Mas o Irã teve de retaliar. Os EUA sabiam disso, tal como Israel. Mas tudo depende de [Benjamin] Netanyahu porque, infelizmente, [Joe] Biden deu a Netanyahu carta branca para fazer o que quisesse e os EUA correrão em defesa de Israel. Assim, dado o histórico de Netanyahu, sim, acredito que as coisas vão piorar”, disse Askari.
Askari disse ainda temer que Netanyahu faça algo para trazer os Estados Unidos diretamente para o conflito.
“Netanyahu está perturbado e é uma loucura que os Estados Unidos continuem a apoiar Israel incondicionalmente”, acrescentou Askari.
Anteriormente, um oficial de defesa dos EUA disse à Sputnik que as forças dos EUA estão abatendo drones iranianos que seguem em direção a Israel e que estão prontas para fornecer apoio defensivo adicional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Milho perde 32,6% de seu valor em Chicago nos últimos 12 meses
Próxima F1 muda formato do final de semana com corrida Sprint