Neta Aya e X entram em pré-venda; elétrico de entrada já está mais caro


Estreante no Brasil, a marca chinesa Neta anunciou o início da pré-venda de seus dois primeiros modelos: o compacto Aya e o SUV médio X. Os preços de ambos haviam sido anunciados em agosto, mas agora a fabricante pede o sinal de R$ 2 mil para a reserva do Aya e R$ 3 mil para o X. As primeiras entregas começam a partir de dezembro.

Inclusive, da apresentação dos modelos até o início da pré-venda em novembro, a Neta aumentou em R$ 4 mil o preço do Aya na versão de entrada. Confira os novos valores abaixo:

Como bônus da pré-venda, a Neta oferece um carregador wallbox de 7,5 kW e as cinco primeiras revisões gratuitas. Em caso de desistência, o sinal será reembolsado integralmente. Vale lembrar que a fábrica da Neta está paralisada na China pela queda nas vendas desde o começo de novembro, mas a filial brasileira diz que continuará operando normalmente.

O público teve o primeiro contato com o Aya durante o Festival Interlagos, em São Paulo (SP). Trata-se de um hatchback compacto com elementos de crossover, oferecido com bateria de 40,7 kWh. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), sua autonomia é de 268 km.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

O Aya tem motor elétrico de 95 cv e 15,3 kgfm. De acordo com a marca, vai de zero a 100 km/h em 12 segundos. Sobre a recarga, a Neta divulga o tempo de carregamento de até oito horas em unidades AC (corrente alternada). Em estações de recarga rápida DC (corrente contínua), são necessários 30 minutos para a bateria ir de 30% a 80%.

As dimensões do Aya são peculiares. Tem 4,07 m de comprimento, quase igual a um Dolphin, porém com apenas 1,69 m de largura e 2,42 m de entre-eixos (a mesma distância de um Renault Kwid). O porta-malas tem 330 litros de capacidade.

Curiosamente, o Neta X tem o mesmo nome de outro rival chinês, o Zeekr X (confira a avaliação mais abaixo). Em todas as versões, tem tração dianteira e desenvolve 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. Assim, vai de zero a 100 km/h em 9,5 segundos.

O que muda entre as versões são as baterias e, consequentemente, a autonomia máxima. A configuração 400 tem bateria de 52,4 kWh, capaz de percorrer 258 km em ciclo PBEV; já as versões 500 e 500 Luxury têm baterias de 64,1 kWh, com alcance elétrico de 317 km.

Segundo a marca, quando plugado em estações AC, o X pode recuperar 100% de sua carga em até nove horas (para a bateria de 52,4 kWh) e onze horas (com 64,1 kWh). Em estações de recarga rápida DC, o SUV médio leva 30 minutos para ir de 30% a 80%, independentemente da bateria.

Falando de proporções, o Neta X tem 4,53 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m e distância entre-eixos. Portanto, seu porte é semelhante a um Honda CR-V. O porta-malas tem capacidade para 508 litros.

A Neta tem uma estratégia focada em e-commerce e pop-up stores. Seus modelos serão exibidos em estandes em shoppings centers de São Paulo, Mogi das Cruzes (SP), João Pessoa, Campina Grande (PB), Fortaleza, Vitória e Porto Alegre. A intenção da marca é aproveitar as movimentações das festas de fim de ano para ocupar os espaços.

Até dezembro, a Neta terá 24 novos centros de atendimento, localizados em 13 estados brasileiros. Neles, o cliente terá acesso a todos os serviços da marca. Ainda sobre a expansão nacional, a marca chinesa pretende instalar uma linha de montagem no Brasil nos próximos anos. O objetivo é utilizar o país como um hub de produção e desenvolvimento para atender toda a América Latina.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Policiais são afastados dos cargos após invasão de residência de advogado em Goiânia
Próxima Fortalecer mídia do Sul Global é vital para combater narrativa hegemônica, dizem autoridades (VÍDEO)