Negócio único entre Hungria e Embraer: país recebe segundo C-390 Millennium, diz portal brasileiro


De acordo com a publicação, a cerimônia de entrega ocorreu na base aérea de Kecskemét, com a presença do ministro da Defesa da Hungria, Kristóf Szalay-Bobrovniczky, além de outras autoridades e executivos da Embraer.
O ministro húngaro classificou o acordo como um momento “verdadeiramente inspirador e de grande satisfação” e destacou que a entrega da aeronave representa um marco decisivo para o desenvolvimento da Força Aérea da Hungria.

“Esse tipo de capacidade de transporte é o que faltava na Força Aérea da Hungria, mas agora está disponível. Muito obrigado a todos que contribuíram para este processo”, afirmou o ministro Bobrovniczky.

O ministro salientou que a chegada da aeronave tem um impacto positivo no bem-estar do povo húngaro.
Segundo o portal, o C-390 Millennium é capaz de executar diversas missões, tanto militares quanto civis. Entre elas estão: evacuação médica, apoio humanitário, busca e salvamento, transporte e lançamento de carga e tropas, operações com paraquedistas e reabastecimento aéreo.
Além disso, os aviões C-390 entregues à Hungria são os primeiros no mundo a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) médica modular do tipo “roll-on/roll-off”, destaca a publicação.
Aeronave Profit Hunter, da Embraer, um E195-E2, é exposto na pista durante o Singapore Airshow, em Cingapura, em 11 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2025

No início de setembro de 2024, a Força Aérea da Hungria recebeu o primeiro C-390 Millennium, conforme informou o portal The Aviationist, citando o Ministério da Defesa da Hungria.
A publicação relata que a aeronave pode transportar veículos de combate pesados com peso de até 26 toneladas métricas, graças ao seu compartimento de carga contínuo e desobstruído, com volume de 169 m³.
“Esse compartimento espaçoso pode acomodar várias cargas úteis, incluindo veículos, carga em paletes, tropas, pacientes e tanques de combustível auxiliares”, afirma o The Aviationist.
Desde sua entrada em serviço no final de 2024, a primeira aeronave húngara já realizou uma grande variedade de missões, com taxa de conclusão superior a 99%, segundo o Tecnologia & Defesa.
A publicação também ressalta que a Hungria tornou-se o primeiro país a receber todas as aeronaves multimissão contratadas e o segundo integrante da OTAN a operar o C-390 Millennium.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Eduardo Bolsonaro reage a possível julgamento antes de 2026
Próxima Feira “Saberes & Sabores” movimenta São Gonçalo Beira Rio no sábado