Em declarações à imprensa antes de um encontro com Vladimir Zelensky em Mar-a-Lago, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que um acordo de paz para a Ucrânia está se aproximando e poderia beneficiar todos os lados. Trump descreveu as negociações como “complexas, mas não tão complexas assim”, além de dizer que um acordo incluiria as nações europeias nas medidas de segurança para a Ucrânia.
“As negociações com a Ucrânia estão em fase final, caso contrário o conflito se prolongará por muito tempo.”
Trump ressaltou a importância das conversas, afirmando que através da paz a Ucrânia obteria grandes benefícios econômicos e auxílio na reconstrução do pais. Mais cedo, o presidente norte-americano conversou com o presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, sobre a conversa que teria com Zelensky.
Segundo Yuri Ushakov, assessor presidencial, os líderes também discutiram as perspectivas econômicas entre os EUA, a Rússia e a Ucrânia. Um novo telefonema com Putin está previsto para após o término da reunião com Zelensky.
A reunião entre Putin e Trump teria preocupado auxiliares de Zelensky, reportou o Financial Times. Segundo o meio, há receios de que um desentendimento como o de fevereiro se repita. Na ocasião, Trump e Zelensky tiveram uma discussão acalorada em frente às câmeras da imprensa mundial.
Fonte: sputniknewsbrasil








