NDIHR divulga 34ª edição da Revista Documento/Monumento


Celebrando seus 14 anos, a  Revista Eletrônica Documento/Monumento (REDM), do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lança sua 34ª edição. Neste volume, a revista comemora também os 53 anos da UFMT e  47 anos do NDIHR.

A docente da UFMT e membro do Conselho Editorial da revista, Nileide Souza Dourado, destaca a relevância da revista no ambiente acadêmico científico. “Por ser no formato digital, é viável e econômico, e torna pública a circulação do conhecimento, do docente, pesquisador, discentes e comunidade”, disse, falando ainda sobre os diversos temas e temporalidades do período que contribuem para minimizar fronteiras e compartilhar evidências.

Neste volume 34 são estampados artigos de autoria de professores, alunos e técnicos de várias instituições de ensino superior do país, de empresas públicas e privadas e de particulares a respeito de temáticas diferenciadas. Entre eles, o autor convidado professor Vinícius Souza, que apresenta o artigo intitulado “Nos deram espelhos e vimos um mundo doente – a guerra imagética e de narrativas pela hegemonia do imaginário histórico brasileiro de seus povos originários e as afetações nas populações do país”.

No material, ele procura expor e analisar a guerra imagética e de narrativas pela hegemonia do imaginário histórico brasileiro de seus povos originários e as suas afetações nas populações do país. O texto traz também, um olhar sobre diversas obras literárias, visuais e audiovisuais que pretendem retratar os povos originários e a história do colonialismo no país. 

Acesse a íntegra da Revista no link

Fonte: ufmt

Anteriores Estudantes viajam para disputa das modalidades individuais do Jogos Mato-grossenses
Próxima Deputado Barranco quer criar Política Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural Indígena em MT