Natal do Cerrado de Diamantino leva mensagem de preservação do meio ambiente


Com objetivo de cultivar o espírito natalino na população, além de levar a educação ambiental, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou mais um fim de semana de programação natalina no município. O momento mágico aconteceu na Praça Benedito Bruno, em frente à prefeitura, na noite de sábado e domingo (16 e 17.12). 

A Praça, que recebeu uma decoração festiva e que possibilitou um cenário mágico para celebrar a época mais esperada do ano, também levou para mais perto das famílias um ambiente que remetesse ao cerrado, com enfeites com arara azul, tamanduá-bandeira, onça-pintada, lobo-guará, capivara entre outros animais do cerrado.

Além da grande e mais esperada atração pelas crianças na noite natalina que é papai noel, o destaque deste ano foi para os bichos do cerrado, os personagens da minissérie brasileira “Pantanal e Outros Bichos” – a Mãe do Morro, Curupira e o Pé de Garrafa – transmitiu por meio de uma apresentação e interação, a mensagem de reflexão sobre a importância da preservação do rico bioma mato-grossense Cerrado. 

O ente fantástico das matas e do cerrado, que possui cabelos vermelhos, é magrinho e tem os pés ao contrário para enganar e confundir os caçadores e é um grande protetor das árvores e dos bichos, é conhecido como Curupira e ele deixou uma mensagem a todos os presentes. 

“Hoje eu vim a Diamantino com meus grandes amigos que também são protetores das florestas e matas do nosso Brasil trazer uma mensagem às crianças de proteção à natureza e de todo o nosso bioma do cerrado.” 

Outro ente que vive nas matas e capoeiras é o Pé de Garrafa, esse ser raramente é visto, contudo, seus gritos estranhos e suas pegadas em formato de garrafa confundem os caçadores pantaneiros, ajudando, dessa forma, no cuidado e proteção das matas. 

“A minha missão também é fazer com que a humanidade perceba que ela faz parte da natureza e ajude a cuidar das nossas matas, rios, árvores, animais, precisamos da ajuda de todos para que façamos deste planeta um mundo melhor e mais vivo.”

Quem também esteve presente no Natal do Cerrado em Diamantino foi a Mãe do Morro, uma senhora muito falante, ela é especialista em reunir animais e outros entes das matas para assustar aqueles que ameaçam a natureza. 

“Eu cuido da natureza e dos animais e vim buscar ajuda aqui em Diamantino para continuar a proteção das nossas florestas, matas e animais tão importantes para a vida humana.”

Quem gostou de conhecer os seres mágicos e entendeu a mensagem de conservação da nossa natureza foi o pequeno Agliuço Junior. 

“Agora eu vou fazer parte da equipe dos bichos do cerrado e ajudá-los a proteger e preservar o meio ambiente. Eu gostei muito de conhecer cada um deles e também de ver de perto o papai noel, foi muito legal.” 

Iluminação 

Toda a Praça recebeu uma decoração especial, transformando-se em um ponto de beleza e magia para todos os diamantinenses e visitantes. Durante toda a programação natalina a população pôde assistir lindas apresentações, além de show de fogos. 

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, falou sobre a programação especial natalina e desejou um feliz natal às famílias. 

“Esse é o segundo fim de semana que estamos realizando o natal do cerrado com atividades interativas para as crianças com chegada de papai noel, show de fogos e muita diversão para as crianças. Toda nossa programação foi feita de coração para que o natal chegue com muita paz, luz e harmonia para todos, esse são os votos da nossa gestão a todos os diamantinenses.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Argentina: Retenciones deverão ser elevadas para farelo e óleo de soja em 2%; governo e setor se alinham
Próxima Mais de 33 mil pessoas já passaram pela Arena Pantanal para viver as emoções do Natal Abençoado