Um objeto descontrolado e hiperveloz — com mais de 27.306 vezes o tamanho da Terra — está viajando tão rápido pela nossa galáxia que pode se soltar da Via Láctea, de acordo com a NASA.
Embora os especialistas não tenham determinado o que é o novo corpo celeste, eles especulam que se trata de uma “anã marrom”, uma estrela maior que um planeta, mas que não tem massa suficiente para sustentar a fusão nuclear de longo prazo em seu núcleo, como o Sol da Terra.
Um grupo de cientistas do projeto Backyard Worlds: Planet 9 da agência norte-americana foi a primeira a avistar o corpo celeste, confirmou a NASA nesta semana.
De acordo com o astrônomo dr. Kyle Kremer, que colaborou com eles para entender melhor o objeto, diversas teorias astrofísicas poderiam explicar como o objeto, nomeado CWISE J1249, conseguiu atingir essa velocidade incrível.
Em uma teoria, CWISE J1249 foi lançado de um sistema estelar binário ou de duas estrelas depois que sua estrela irmã, uma “anã branca”, morreu — colapsando em uma reação explosiva de fusão nuclear descontrolada chamada supernova.
Outra teoria viável afirma que o CWISE J1249 se originou dentro de um aglomerado compacto de estrelas chamado “aglomerado globular”, de onde foi lançado livre pela atração de um buraco negro.
“Quando uma estrela encontra um buraco negro binário a dinâmica complexa dessa interação de três corpos pode lançar essa estrela para fora do aglomerado globular”, disse o dr. Kremer.
Ainda segundo a agência, os cientistas planejam treinar mais equipamentos no CWISE J1249 em um esforço para obter uma melhor noção de sua composição química ou “composição elementar”.
A química desse objeto de alta velocidade pode conter “pistas sobre qual desses cenários é mais provável“, se ele foi lançado por um buraco negro ou uma anã branca em colapso, se é um gigante gasoso ou uma anã marrom em chamas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil