A declaração de Lavrov ocorreu durante entrevista à emissora cazaque Khabar 24.
“A iniciativa de criar um projeto de gás ‘triplo’ entre a Rússia, o Cazaquistão e o Uzbequistão está agora em discussão. Os analistas, especialmente no Ocidente, começaram prontamente a dizer que se trata de algum tipo de jogo político ou geopolítico. Não há jogo aqui”, disse o chanceler.
Os três países vizinhos compartilham um sistema de transporte de gás e estão interessados no fornecimento ininterrupto de gás, considerando os picos de consumo sazonais, disse o ministro.
“Li recentemente um relato sobre uma súbita escassez de energia no Uzbequistão. Este é um exemplo claro que prova que é necessário usar nossas vantagens para resolver questões práticas no interesse dos nossos cidadãos, sem qualquer politização ou ideologia”, acrescentou Lavrov.
© Sputnik / Aleksei Nikolsky / Acessar o banco de imagensVisita de trabalho do presidente russo Vladimir Putin ao Cazaquistão
Visita de trabalho do presidente russo Vladimir Putin ao Cazaquistão
Em 28 de novembro, o presidente russo, Vladimir Putin, em um diálogo com o seu equivalente cazaque, Kassym-Jomart Tokaev, em Moscou, discutiu a criação de uma “união tripla do gás” com a participação do Uzbequistão para coordenar ações durante o transporte de gás russo através dos territórios de Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão.