“O Fórum Econômico Oriental, que neste ano celebra seu aniversário, não é apenas uma oportunidade para fazer um balanço das ações conjuntas das autoridades, empresários e associações públicas, mas também para definir os próximos passos e nossos planos de longo prazo para o Extremo Oriente, visando aumentar seu papel tanto na economia nacional quanto no sistema de relações internacionais, especialmente na região Ásia-Pacífico, que está crescendo de forma dinâmica”, afirmou ele.
Muitas das empresas que deixaram a Rússia querem voltar, nós não expulsamos ninguém, quem quiser – pode sempre voltar, mas com base nas condições atuais, declarou Putin durante o seu discurso.
🗣🇷🇺 ‘Não viramos as costas para ninguém’: empresas europeias esperam oportunidade de voltar ao mercado russo, diz Putin https://t.co/tE1hOTkwMl pic.twitter.com/GsSAMO5rQB
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 5, 2025
“Por razões políticas, muitas empresas europeias deixaram [o mercado russo] com perdas para si próprias. Mas sabemos que temos contatos: muitos esperam com ansiedade o momento em que todas as restrições de natureza política desapareçam e gostariam de voltar a qualquer momento. Nós não viramos as costas para ninguém […] Não expulsamos ninguém, quem quiser pode sempre voltar, mas de acordo com as condições existentes neste momento”, observou o líder russo.
O protecionismo prejudica a economia global como um todo, disse o presidente russo Vladimir Putin.
“Isso prejudica a aqueles que aplicam [o protecionismo] e prejudica a economia global, o comércio internacional. Isso leva ao separatismo regional. Não haverá nada de bom para aqueles que tentam implementar tais políticas, porque o mundo moderno é muito interligado”, disse Putin.
Fonte: sputniknewsbrasil