‘Não acho que China possa me dizer aonde ir’, diz sucessor de Pelosi sobre potencial visita a Taiwan


“Não acho que a China possa me dizer aonde ir – seja que lugar for”, disse McCarthy aos jornalistas após a reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca.

McCarthy, que integra o Partido Republicano, respondeu assim à pergunta sobre o que pensa dos avisos de Pequim sobre possíveis visitas à ilha.
Militares chineses - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2023

A tensão nas relações entre Washington e Pequim aumentou depois da visita da então presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan, que ocorreu em agosto de 2022. A China protestou e, logo depois de terminar a visita, começou exercícios militares de larga escala nas águas próximas da ilha.
Posteriormente, o Departamento de Estado dos EUA, comentando a possibilidade do novo presidente da Câmara dos Representantes efetuar nova viagem à ilha, disse que os membros do Congresso dos Estados Unidos são totalmente independentes em suas decisões sobre tais visitas.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Fornecedor de carvão sul-africano vai construir o maior parque eólico do país
Próxima IPC-S sobe em quatro das sete capitais pesquisadas pela FGV