O encontro celebrou os 80 anos de relações diplomáticas entre os países e teve como pauta a parceria digital, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, mais conhecida como COP30, e o reforço da cooperação no Sul Global.
Durante a declaração à imprensa, Lula celebrou a crescente relação entre as nações. “Dois países superlativos como a Índia e o Brasil não podem permanecer distantes”, disse o presidente brasileiro.
Lula aproveitou a ocasião para disparar novamente contra Donald Trump, presidente dos EUA, que, em meio à Cúpula do BRICS, alertou que os países podem ser alvos de tarifas extras de 10%. “Não aceitamos intromissão de quem quer que seja nas nossas decisões soberanas.”
“Por isso, nós também queremos dizer ao mundo que nós somos países soberanos. Não aceitamos intromissão de quem quer que seja nas nossas decisões soberanas, do jeito que nós cuidamos do nosso povo e nós defendemos o multilateralismo, porque foi o sistema que, depois da Segunda Guerra Mundial, permitiu que o mundo chegasse a um estado de harmonia que está sendo deformado hoje, com o surgimento do extremismo.”
Fonte: sputniknewsbrasil