NAI sedia reunião sobre acessibilidade social


O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sediou nesta terça feira (28) reunião sobre as ações na área de acessibilidade para ampliar o processo de inclusão de estudantes. O encontro abordou em profundidade a inserção do estudante de Ciências da Computação, Rafael Douglas de Matos, na Universidade. 

Participaram do encontro a vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, o coordenador do NAI, Túlio Adriano Alves Gontijo, o secretário adjunto da pessoa com deficiência (PCD) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Rubens Dias da Silva, e a coordenadora de política de inclusão social, Rosenil da Conceição Silva. 

A vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para colaborar com os estudantes na busca de seus direitos junto aos serviços públicos. 

De acordo com a vice-reitora, “podemos passar agora as orientações aos estudantes e aos seus familiares para que eles tenham assistência do município, tanto para benefícios, quanto para o transporte público e para o transporte especial, que é um programa municipal.” 

O acadêmico nasceu com paralisia cerebral e sofre com tetraplegia espástica, além de não ter desenvolvido a fala. Segundo o coordenador do NAI, a UFMT busca oferecer monitores inclusivos que acompanharão Rafael, além de equipamentos como notebook e uma mesa adaptada para suporte do aparelho, visto que o aluno digita com os pés.  “A necessidade prioritária agora é um profissional cuidador e o transporte até a Universidade, uma vez que ele mora no Distrito da Guia”, informou Túlio Gontijo. 

São cerca de 80 estudantes classificados como PCD que poderão ser assistidos, comunicou Rosaline Lunardi. O NAI fará a mediação entre os alunos e a secretaria. 

 

 

Fonte: ufmt

Anteriores Marca chinesa Exeed confirma chegada ao Brasil com três carros híbridos e elétricos
Próxima Cineclube abre submissões para segundo volume de livro