Mutirão do CAR Digital 2.0 em Diamantino começa nesta terça-feira 25 – 11


A partir desta terça-feira (25.11), a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza em parceria com o Sindicato Rural, o mutirão “CAR Digital 2.0 em Campo”, iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que reúne capacitação, orientação técnica e atendimentos especializados voltados à regularização ambiental de imóveis rurais. A programação seguirá até o dia 27 de novembro.

A solenidade oficial de abertura acontece das 8h às 11h30, no auditório da Câmara Municipal. Em seguida, durante todas as tardes e nos dias subsequentes, os atendimentos serão realizados na sede do Sindicato Rural de Diamantino.

O evento se inicia com a palestra “CAR Digital 2.0: A evolução da regularização ambiental em Mato Grosso”, ministrada pela secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto. A apresentação destaca as inovações do novo sistema e sua importância para o cumprimento do Código Florestal Brasileiro.

Na sequência, serão ministradas duas apresentações complementares.
A primeira aborda o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM), do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), voltado ao monitoramento da regeneração de áreas desmatadas ilegalmente em propriedades pecuárias no Estado.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, reforçou a importância da participação dos produtores e responsáveis técnicos:

“Esse é o momento para os interessados tirarem suas dúvidas a respeito do CAR, é hora de se atualizar a respeito da legislação vigente, vamos aproveitar, se você não pode vir hoje, venha amanhã, mais venha, participe.”

A segunda apresentação tratará do programa Floresta+ Amazônia, que beneficia agricultores familiares proprietários de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais. O incentivo pode variar de R$ 1,5 mil a R$ 28 mil, conforme o estágio de regularização do Cadastro Ambiental Rural de cada propriedade.

Atendimentos do CAR Digital 2.0

Ainda a partir desta terça-feira, a partir das 13h, começam os atendimentos presenciais no Sindicato Rural, voltados a produtores rurais e profissionais técnicos. Nos dias seguintes, o horário será das 8h às 18h.

Além de Diamantino, o mutirão contempla outros nove municípios da região: São José do Rio Claro, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Nortelândia, Alto Paraguai, Denise, Arenápolis, Nova Olímpia e Santo Afonso.

De acordo com a secretária-adjunta Luciane Bertinatto, a presença da equipe técnica da Sema garante suporte direto aos produtores:
“A Sema estará em Diamantino com profissionais habilitados para tirar todas as dúvidas do produtor rural e do seu responsável técnico, no que se refere à adequação ao Código Florestal Brasileiro na sua propriedade.”

Parcerias

Em Diamantino, o “CAR Digital 2.0 em Campo” é realizado pela Sema, em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal. A ação conta ainda com o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia, do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), do Escritório Verde (JBS), do Instituto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) e do Crea-MT.

 

 

 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Seminário destaca uso de bioinsumos na agricultura
Esta é a história mais recente.