Música, tradição e homenagem a Rolando Boldrin: veja programação do Revelando SP


O Revelando SP, maior festival dedicado à valorização da cultura tradicional paulista, anunciou a programação de shows para sua edição em São José dos Campos. Organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Prefeitura local e com gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o evento ocorrerá no Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade) de 4 a 7 de julho, com entrada gratuita.

O festival já havia revelado os destaques dos shows de abertura e encerramento. A responsabilidade de inaugurar os palcos ficará com a icônica dupla Teodoro & Sampaio, com mais de quatro décadas de carreira, enquanto o encerramento será embalado pela lendária dupla Sá e Guarabyra, com mais de 50 anos de trajetória musical.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A presença feminina na programação é marcante, destacando-se o grupo de música sertaneja Barra da Saia, indicado ao Grammy Latino, e a cantora Carolina Soares, conhecida por suas interpretações no samba e em outras vertentes da música brasileira.

Um dos momentos mais esperados será o Tributo a Rolando Boldrin, apresentador, ator, cantor, escritor e compositor que deixou um legado inestimável para a cultura caipira. Boldrin, que participou do Revelando SP em edições anteriores, será homenageado em um show que reunirá os cantores e compositores Tuia, Zé Geraldo, Mazinho Quevedo, Sandro Bacelar, o Grupo Paranga e o ator Rodrigo Mangal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O Revelando é um palco para a herança cultural paulista. O evento promove a troca de experiências, a união entre comunidades, a valorização dos saberes e fazeres tradicionais, e cria oportunidades econômicas para muitas famílias envolvidas em diversas expressões culturais – seja na culinária, no artesanato, na música ou nas performances”, destacou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

“Boldrin é uma figura indissociável do Revelando SP. Homenagear sua vida e legado dentro do festival é, também, prestar uma homenagem a todos os participantes do Revelando SP, que como ele, mantêm vivas nossas tradições e as transmitem para as futuras gerações”, afirmou Gláucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Confira a programação completa de shows do Revelando SP:

4 de julho, quinta-feira

20h30 – Teodoro & Sampaio

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

5 de julho, sexta-feira

20h30 – Barra da Saia

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

6 de junho, sábado

16h – Carolina Soares

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

20h30 – Tributo a Rolando Boldrin com Tuia, Zé Geraldo, Mazinho Quevedo, Sandro Bacelar, Grupo Paranga e Rodrigo Mangal

7 de julho, domingo

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

18h – Sá e Guarabyra

A programação completa do Revelando SP em São José dos campos, com todos os participantes de artesanato, culinária e manifestações da cultura tradicional será divulgada em breve.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sobre o Revelando SP

O Revelando SP, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Cinco edições em 2024

Em 2024, o Revelando SP foi expandido e terá, ao todo, cinco edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:

  • Barretos – 17 a 19 de maio
  • Iguape – 14 a 16 de junho
  • São José dos Campos – 4 a 7 de julho
  • Presidente Prudente – 9 a 11 de agosto
  • São Paulo – 12 a 15 de setembro
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores AMM abre inscrições para seminário sobre gestão da saúde nos municípios
Próxima Em discurso, Xi Jinping pede ao Sul Global que desempenhe 'maior papel no mundo' e critica EUA