O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), realiza, entre 18 e 21 de abril, o décimo Encontro Indigena. Com entrada gratuita e aberta para todos os públicos, o evento neste ano refletirá sobre as territorialidades, abordando aspectos como políticas públicas, sustentabilidade e economia dos Povos Indígenas de Mato Grosso.
Neste sentido, estão previstas atividades culturais, palestras, mesas redondas, oficinas, feira de artesanato, entre outros. Além disso, a atividade contará com a presença de representantes dos povos Umutina, Kuikuro, Bororo, Karajá, Kamayurá, Kurâ-Bakairi, Manoki e Xavante.
Para a arqueóloga e vice-presidente do Instituto Ecoss, Suzana Hirooka, a iniciativa do Museu é muito importante, principalmente por valorizar a diversidade indígena do estado.
“A partir deste espaço que o Museu abre para a aproximação dos indígenas com os não indígenas, é possível diluir preconceitos que as pessoas carregam desde a época da colonização. Esse contato direto, em especial de crianças e adolescentes, com as manifestações culturais indígenas, como as danças, contos, brincadeiras, pinturas e os conhecimentos medicinais dos diversos povos, faz com que as pessoas passem a admirar essa riqueza que o estado possui e que deve ser preservada, valorizada e divulgada”, afirma.
Para mais informações, acesse o Instagram: @museuhistorianaturaldemtgmail.com ou pelo telefone (65) 9 9686-7701. O encontro é uma iniciativa do Museu de História Natural de Mato Grosso e do Instituto Ecoss em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
Fonte: ufmt