A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) enviou comunicado aos prefeitos alertando sobre o prazo limite que as prefeituras têm para atualizar dados dos profissionais de enfermagem da rede própria e conveniada, por meio de ferramenta lançada pelo Ministério da Saúde. As informações, que devem ser repassadas até 29 de junho, serão utilizadas para definir o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria.
A ferramenta para a atualização foi desenvolvida pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), integrada ao Sistema InvestSUS Gestão, ao qual todos os gestores estaduais e municipais já têm acesso. Os gestores poderão fazer a atualização individualmente, modificando as informações de cada colaborador, ou por lote, carregando uma planilha com todos os dados.
Essa solução foi desenvolvida pelo FNS a partir do diálogo do Ministério da Saúde com os representantes de estados e municípios, por meio da articulação com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A atualização deve ser feita por meio do seguinte link: https://investsus.saude.gov.br/
A AMM recomenda que os gestores estejam atentos ao prazo e preencham as informações, que serão utilizadas pelo Ministério da Saúde para mapear os profissionais de enfermagem por estado e regiões de todo o país, para que diante das informações do salário base, a União possa efetuar a complementação para fins de cumprimento de legislação do piso da categoria.
Fonte: amm