O Ministério da Saúde abriu novo prazo para envio de dados atualizados sobre os profissionais de enfermagem referente ao exercício de 2024. O período para encaminhar as informações iniciou no último dia 04 e segue até 15 de janeiro. Com a medida, o governo federal pretende atualizar a base de dados utilizada para definir o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria.
Em comunicado enviado aos prefeitos, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) alerta sobre o prazo e destaca a importância do ajuste ou atualização das informações registradas para viabilizar o complemento financeiro da União para o pagamento dos profissionais.
As atualizações podem ser feitas individualmente, opção em que os responsáveis pelas informações acessam o sistema e fazem as alterações necessárias em cada cadastro de colaborador. Esse processo permite uma revisão detalhada e específica de cada registro. A outra forma é por lote, considerada uma alternativa mais ágil para grandes volumes de informações, permitindo o carregamento de uma planilha com todos os dados a serem atualizados. Essa abordagem é ideal para procedimentos em massa, economizando tempo e recursos.
Caso tenha dúvida quanto ao preenchimento e às informações a serem encaminhadas no sistema InvestSUS, os gestores poderão acessar os canais de atendimento pelo Disque Saúde 136 ou pelo portal Fala.br.
Fonte: amm