Municípios buscam apoio da AMM para orientar empreendedores locais


Crédito: Divulgação AMM

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) está orientando as prefeituras sobre as ações necessárias para adesão dos produtores locais ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf). As adesões são necessárias para possibilitar a comercialização de produtos de origem animal da agricultura familiar e de pequeno porte no próprio município e em todo o território estadual.

Nesta terça-feira (14), a equipe do Núcleo de Apoio à Implantação do Susaf, criado pela AMM em parceria com a Assembleia Legislativa, atendeu representantes de Alto Boa Vista, durante reunião por videoconferência. O secretário de Meio Ambiente da cidade, Gilnato Almeida, o médico veterinário Gustavo Rigo, e o produtor rural Roberto Gonçalves receberam informações sobre os procedimentos que devem ser adotados pela prefeitura e pelo empreendedor para viabilizar a estruturação do SIM, do Susaf e a adesão aos sistemas.

Gonçalves possui um entreposto de pescado no município e pretende adequar o empreendimento às normas legais para comercializar a produção com outras cidades de Mato Grosso. A capacidade de produção do entreposto é de cerca de 10 toneladas por mês, mas como ainda não está habilitado para comercialização com outras localidades,  restringe a produção a aproximadamente duas toneladas por mês.

A gerente do Núcleo de Apoio aos Municípios, Nathacha de Carvalho, que coordenou  a reunião, informou que a prefeitura vai receber a relação com toda a documentação que deve ser providenciada para o registro, inspeção e fiscalização das pequenas agroindústrias. O produtor também será informado sobre as ações que deverá implementar para garantir os ajustes e adequações necessárias. Também participaram da videoconferência, representando o Núcleo, as médicas veterinárias Lucelma Vanni, Silvia Dorileo  e o arquiteto Francisco França Júnior.  

A AMM fará, ainda, uma visita técnica a Alto Boa Vista, por meio da Central de Projetos, para orientar sobre o projeto arquitetônico que deve ser elaborado para adequar o empreendimento às normas estabelecidas pelos órgãos estaduais regulamentadores. Além de Alto Boa Vista, Itiquira e Diamantino também procuraram a Associação para orientações sobre as adesões ao SIM e ao Susaf.

Fonte: amm

Anteriores Brasil tem 822 mil estvpr0s por ano ou dois por minuto, estima Ipea
Próxima Descoberta túnica bem preservada do Império Inca no norte do Chile (FOTO)