Municípios arrecadam mais de R$ 15 milhões em doações para projetos assistenciais na campanha do IR 2024


Crédito: Agência CNM

Mato Grosso foi o quinto estado em arrecadação na campanha de doação de parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA)  e ao Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FID). As doações dos 3.012 contribuintes participantes somaram R$ 15.551.642,07 que serão destinados exclusivamente a projetos assistenciais que garantam direitos das crianças, adolescentes e idosos, conforme critérios estabelecidos pelos conselhos municipais das respectivas áreas. Os quatro primeiros no ranking nacional foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Um total de 102 municípios de Mato Grosso participaram da campanha este ano, incentivando as doações e mobilizando a população para o engajamento e adesão à iniciativa no período de declaração do Imposto de Renda. A ampla mobilização contou com apoio da classe contábil, com participação ativa de voluntários, gestões municipais, conselhos de direitos e demais parceiros locais.

Primavera do Leste foi o campeão em arrecadação entre as cidades participantes no estado, totalizando R$ 3.928.331,35, seguido por Tangará da Serra (R$ 1.261.304,98) e Sinop (R$1.144.614,42).

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, parabenizou os gestores e equipes que se empenharam para o sucesso da campanha, encerrada em 31 de maio. “Ficamos muito felizes pelo resultado em Primavera, e principalmente pela adesão de grande parte dos municípios de Mato Grosso que entenderam a importância da iniciativa para ajudar segmentos que merecem uma atenção especial do poder público. Agradecemos a instituições parceiras e já lançamos o desafio de garantir a participação de todas as prefeituras no próximo ano”, assinalou.

Entre as ações que podem ser realizadas com os recursos arrecadados estão as seguintes: estudos sobre a realidade social, programas de atendimento em situações de vulnerabilidade social ou violência, além de iniciativas que promovam a divulgação de direitos e garantias das crianças, dos adolescentes e dos idosos.

A campanha é anualmente liderada no estado pela Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MT) e Receita Federal. A iniciativa também conta com diversos parceiros, como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes – CEDCA/MT, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa -CEDEDIPI/MT, Ministério Público do Estado de Mato Grosso – MPMT, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região – TRT, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania-  SETASC, Associação de Mulheres de Negócio –BPW e Ordem dos Advogados do Brasil.

De forma conjunta as instituições realizaram, desde o início do ano, um amplo trabalho de mobilização dos municípios para garantir adesão e fomentar as doações de pessoas físicas durante a Declaração de Imposto de Renda. O trabalho incluiu ciclo de palestras in loco, reuniões on-line para esclarecer os gestores e equipes sobre os procedimentos a serem adotados, além de distribuição de material de divulgação sobre o tema.

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Fonte: amm

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