Multilateralismo e diversidade são imperativos éticos para enfrentar a crise climática, afirma Marina Silva na Pré-COP


A abertura da Reunião Ministerial Preparatória da 30º Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a Pré-COP30, nesta segunda-feira (13/10), foi marcada pela apresentação prévia do relatório do Balanço Ético Global (BEG). Os principais resultados alcançados foram anunciados pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no evento que ocorre em Brasília até a próxima terça-feira (14/10).

Sob a liderança do presidente Lula e do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, o BEG promoveu seis Diálogos Regionais para impulsionar a reflexão sobre como transformar compromissos climáticos em ações concretas e orientadas pela ética. Os encontros ocorreram na Europa; América do Sul, América Central e Caribe, Ásia, África, Oceania e América do Norte de junho a setembro deste ano. Em cada continente, o BEG foi conduzido por lideranças que ajudaram a mobilizar a sociedade local, os chamados co-líderes.

“Respondendo a esse amplo chamado reflexivo, as mensagens do Balanço Ético Global foram claras: fortalecer o multilateralismo e valorizar a diversidade não são meras escolhas,  são um imperativo ético”, afirmou a ministra.

A cerimônia teve a presença do presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, além do secretário-executivo da ONU para Mudança do Clima, Simon Stiell; do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago; e da diretora-executiva da COP30, Ana Toni. 

As ideias compartilhadas nos encontros foram consolidadas em relatórios regionais, já entregues por Marina Silva e os co-líderes do BEG ao presidente Lula, no dia 24 de setembro, em ato paralelo à programação da 80ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos EUA. O material, por sua vez, foi usado para elaborar um relatório-síntese, que deverá ser entregue à Presidência da COP30, a Lula e à ONU ainda nesta semana. O documento trará propostas para que as reflexões do BEG sejam consideradas nas negociações climáticas durante a conferência global.

Além desses encontros regionais, a iniciativa possibilitou a realização de outros 56 diálogos autogestionados em 15 países diferentes. As atividades foram organizadas pela sociedade civil e governos nacionais e subnacionais, seguindo a mesma metodologia e princípios do processo central. As contribuições foram registradas na plataforma Brasil Participativo.

Mais de 3,7 mil pessoas foram mobilizadas. A faixa etária com maior participação englobou pessoas de 15 a 35 anos. “Justamente os que têm maior possibilidade de ver e vivenciar o agravamento da emergência climática, se não avançarmos na implementação das decisões”, pontuou Marina Silva.

As recomendações mapeadas pelo BEG, explicou a ministra, estão conectadas aos cinco temas centrais da COP30, são eles: transição justa; adaptação climática; o financiamento e meios de implementação; sinergias entre clima, biodiversidade e desertificação; e cultura e ação climática.

Marina Silva enfatizou ainda que o BEG é “um convite à esperança”. Nessa perspectiva, defendeu que o engajamento alcançado apoie a construção de um novo paradigma para a COP30. “Que o BEG e os demais círculos de mobilização da COP30 possam contribuir para que ela entre para a história das COPs como a base fundante de um novo marco referencial que ajudou a evitar os pontos de não retornos, tanto do clima quanto do multilateralismo climático”, conclui.

Após a cerimônia de abertura, a ministra participou de uma mesa ministerial. A Pré-COP reúne cerca de 70 delegações estrangeiras, formadas por ministros, vice-ministros, enviados especiais e representantes presidenciais, chefes de delegação e negociadores, embaixadores e representantes diplomáticos.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA 
 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA 
 

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Vasseur diz que acordo para novos motores “não é escolha fácil”
Próxima STF veta aumento do número de deputados para eleições de 2026