Mudança no Clima: Veja o que a previsão do tempo reserva para o Sul e Sudeste


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

A MetSul Meteorologia informou na tarde desta terça-feira (10) que grande parte do Brasil continuará sem chuva nos próximos dez dias, prolongando a seca e o calor extremo em diversas regiões. No entanto, algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste podem ter um alívio com a chegada de chuvas. A previsão é baseada no modelo meteorológico europeu, que indica o retorno das precipitações em algumas regiões a partir do início da próxima semana.

Situação por região:

  • Região Norte: Em meio ao período seco, que antecede o chamado “inverno amazônico” – a estação de chuvas que ocorre entre dezembro e maio –, áreas como o Oeste e Norte do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia devem ver um leve aumento de precipitações. Entretanto, estados como Pará e Amapá seguirão com tempo seco, agravando as queimadas. Tocantins, por sua vez, também permanecerá sem expectativa de chuva.
  • Região Nordeste: A instabilidade continua concentrada nas faixas costeiras, afetando litorais desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. O interior do Maranhão, Piauí, Ceará e Oeste da Bahia continuarão sob domínio do tempo seco.
  • Região Centro-Oeste: Goiás, Distrito Federal e grande parte do Mato Grosso enfrentam mais dias sem chuvas. Contudo, o Mato Grosso do Sul e o Oeste do Mato Grosso podem receber precipitações já no início da próxima semana, com a chegada de uma frente fria.
  • Região Sudeste: No Sudeste, a frente fria deve impactar o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Sul e Leste de Minas Gerais, e Espírito Santo, trazendo chuvas e queda de temperatura entre domingo e segunda-feira. Já no restante de Minas Gerais, o tempo seco prevalecerá.
  • Região Sul: Os três estados da região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) deverão receber chuvas expressivas, com acumulados acima de 50 mm em algumas áreas. As precipitações começarão na quinta-feira no Rio Grande do Sul e se estenderão ao longo do fim de semana para Santa Catarina e Paraná.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Santa Catarina: Epagri estima que safra de inverno 2024/2025 deve ser melhor do que a anterior
Próxima Mídia: EUA analisam permitir que Ucrânia use armas americanas de longo alcance contra a Rússia