MRE russo propõe que Parlamento Europeu seja reconhecido como ‘patrocinador da estupidez’


26083400-1

A chancelaria russa comentou o status atribuído pelo Parlamento Europeu à Rússia, no qual rotula o país de “patrocinadora do terrorismo”, e propôs que o órgão da UE seja nomeado “patrocinador da estupidez“.
“O Parlamento Europeu adotou uma resolução reconhecendo a Rússia como ‘patrocinadora do terrorismo’. Sugiro que o Parlamento Europeu seja reconhecido como patrocinador da estupidez”, declarou hoje (23) a representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova.
O documento foi apoiado nesta quarta-feira (22) por 494 parlamentares, enquanto 58 votaram contra e 44 se abstiveram. No texto, o órgão exorta a UE e seus países-membros a desenvolverem uma base legal para elaborar uma lista de Estados patrocinadores do terrorismo e incluir a Rússia nessa lista.

A resolução adotada não tem quaisquer consequências jurídicas diretas entre Moscou e a União Europeia, mas reflete a opinião da maioria dos eurodeputados.

Os deputados exortaram ainda as instituições do bloco europeu a prosseguirem com a sua política de “isolamento internacional da Rússia“, bem como reduzirem as relações diplomáticas com Moscou “ao mínimo absolutamente necessário”.
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de conferência sobre relações internacionais, em Moscou, na Rússia, em 14 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2022

Além disso, o Parlamento Europeu pede que outro pacote de sanções da UE seja imposto à Rússia por sua operação militar especial na Ucrânia.
Hoje (23), a Suíça, país que não é membro da União Europeia, adotou novas sanções contra o Estado russo, em linha com o oitavo pacote de sanções da UE, segundo a Reuters.
Anteriores Brasil registra 69 mortes e 22,6 mil casos de covid-19 em 24 horas
Próxima Resultados da AIEA sobre vestígios de 'bombas sujas' saem até janeiro, diz representante russo