MPF recebe a exposição Lanceiros Negros a partir de 14 de setembro


7ba91591-dedb-4d11-83cb-1a6be67b37df

Mostra ficará na Procuradoria Regional da República da 4ª Região até 19 de dezembro


Arte: Ascom PRR4

A partir de quarta -feira (14) e até 19 de dezembro de 2022, a Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), unidade de segunda instância do Ministério Público Federal (MPF) localizada em Porto Alegre, sediará a exposição Lanceiros Negros. Idealizado por Marcio Pimenta, fotógrafo baiano radicado na capital gaúcha, o projeto traz 19 imagens de uma série de personalidades negras que vivem no Rio Grande do Sul e que se deixaram retratar para lembrar a força e a coragem dos escravizados que lutaram durante a maior e mais longa guerra civil da história do país: a Revolução Farroupilha (1835-1845).

A mostra faz alusão específica ao episódio conhecido como Massacre dos Porongos (1844), quando, desarmado, um esquadrão de Lanceiros Negros foi surpreendido pelas tropas imperais e acabou dizimado, dando fim ao sonho da liberdade prometida aos negros que participassem do conflito.

O projeto de Pimenta inclusive já foi destaque em reportagem publicada na National Geographic Brasil, no final de junho. Agora, na exposição, as fotos que fizeram parte da matéria ainda passaram por intervenção artística da publicitária, produtora cultural, atriz, escritora e jornalista Paula Taitelbaum.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no foyer da PRR4. A realização é da Fundação Pedro Jorge. Além da PRR4, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Secretaria de Cultura do RS apoiam o projeto.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 – 2016 – 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Facebook: https://www.facebook.com/MPFPRR4/
Twitter: @mpf_prr4

Anteriores MRE da Rússia: EUA pretendem continuar suas atividades biomilitares perto da fronteira russa
Próxima Sporting x Tottenham: onde assistir, horário e escalações