MPDFT homenageia Augusto Aras e autoridades, servidores, sociedade e instituições com Ordem do Mérito


729b126c-caa1-4f29-9e8f-c5575398abfc

Solenidade realizada nessa terça-feira marca reconhecimento pelo trabalho em defesa do aprimoramento da imagem institucional


Foto: Divulgação/Secom/MPDFT

O procurador-geral da República, Augusto Aras, e outras cinco autoridades foram homenageados nesta terça-feira pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), quando ocorreu entrega das condecorações da Ordem do Mérito MPDFT de 2022. A distinção destina-se a pessoas ou entidades que tenham contribuído de forma excepcional e destacada para aprimoramento e consolidação da boa imagem da Justiça e do Ministério Público ou atuado de modo exemplar em benefício da sociedade.

A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, que também é a chanceler da Ordem, foi a responsável pela entrega da condecoração grão-colar. Além de Augusto Aras, foram agraciados com essa honraria o ministro das Relações Exteriores, Carlos França; a procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Cei; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira; e os desembargadores do TJDFT Maria Ivatônia e Sandoval Gomes.

Fabiana Costa destacou que “a solenidade foi idealizada com o propósito de louvar e reverenciar pessoas e instituições que, alinhadas com o MPDFT, trabalham incansavelmente pelos direitos coletivos e individuais indisponíveis”. De acordo com a procuradora-geral de Justiça do DF, “as outorgas concedidas carregam grande responsabilidade, tanto na escolha dos homenageados, que foi baseada em rígidos critérios, quanto no recebimento de tal honraria, que implica tornar-se oficialmente um exemplo a ser seguido por seus pares”.

A distinção grã-cruz foi entregue pela secretária do Conselho Tutelar, procuradora de Justiça Arinda Fernandes. Foram contemplados com a homenagem a juíza de Direito de Pernambuco Fernanda Moura de Carvalho; o chefe da Assessoria de Planejamento de Gestão do Departamento-Geral do Pessoal do Exército, Josias Pedrotti da Rosa; os juízes de Direito do TJDFT Paulo Afonso Cavichioli Carmona e Paulo Marques da Silva; o general e comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, general Ricardo Rodrigues Canhaci; e o jurista renomado nacionalmente, ex-consultor-geral da República e membro aposentado do Ministério Público de São Paulo Ronaldo Poletti.

Por sua vez, coube ao conselheiro Eduardo Albuquerque entregar a honraria de comendador, que foi direcionada às sub-procuradoras-gerais de Justiça do DF, Ana Maria Isar e Claudia do Amaral ; ao diretor da Escola de Inteligência da Abin, Gustavo de Moraes Ivalski; e ao diretor-geral da Polícia Civil do DF, delegado Robson Cândido da Silva.

Claudia do Amaral diz que a honraria “é um reconhecimento a toda a advocacia de Estado”. Segundo ela, “ambas as instituições [MPDFT e PGDF] são essenciais à função da Justiça e esse reconhecimento demonstra a harmonia que existe entre as esferas do Estado”.

MPDFT – Promotores de Justiça do MPDFT também foram condecorados. São eles: Carolina Rebelo Soares, Georges Fredderico Seigneur, Luciana Bertini Leitão, Marcelo Leite Borges, Thaienne Nascimento Fernandes, além dos promotores de Justiça adjuntos Cyro Vargas, Jorge Luis Manzur, Leonardo Borges de Oliveira, Márcio Wagner Albuquerque.

Entre os servidores da instituição homenageados estão Cleber Cardoso de Oliveira, Débora Solange Brey Camargo, Erika Poppius Cruz, Nilton Silva Gonçalves, Raquel Pimentel dos Santos, Wagner Martins de Lima. O designer gráfico Nilton Silva Gonçalves, responsável por diversos projetos artísticos do MPDFT, lotado na Secretaria de Comunicação, acredita que a distinção é um reconhecimento ao trabalho de todos os servidores do seu setor. “É um orgulho. É um reconhecimento ao meu trabalho e de toda a minha unidade, onde todos ajudam uns aos outros”, afirma.

Distinção – Além dos homenageados citados, também foram agraciados com a distinção Ordem do Mérito MPDFT de 2022, o compositor e bandolinista, Hamilton de Holanda; o servidor cedido ao MPDFT Júlio Paixão Ferreira; o coordenador de Segurança Pessoal do governador do DF, Lúcio Flávio Teixeira Júnior; e a servidora cedida ao MPDFT Maria Augusta dos Santos.

Além disso, a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), o Hospital da Criança de Brasília (HCB) e o Instituto Sabin receberam a Insígnia da Ordem pelas mãos do conselheiro Antonio Marcos Dezan. A promotora de Justiça Eliane Gazola recebeu uma homenagem póstuma.

A cerimônia da Ordem do Mérito MPDFT 2022 pode ser assistida no canal do YouTube da instituição.

Veja as fotos da solenidade


*Com informações da Secom/MPDFT

Anteriores Conselho de Segurança russo: Ucrânia é um dos maiores enclaves criminais da Europa
Próxima Ameaça à oferta de petróleo favorece Brasil e dólar cai a R$ 5,03