MP Eleitoral coopera com outras instituições por ambiente pacífico nas eleições 2022


Documento também foi assinado pelo TRE, SDS, PF, PRF e Abin


Imagem: Secom/MPF

Unir esforços para construir um ambiente pacífico e saudável durante o período eleitoral e a posse dos eleitos. Com esse objetivo, a Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE-PE) assinou, nesta quinta-feira (29), acordo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Secretaria de Defesa Social (SDS), Superintendências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal no Estado e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O evento aconteceu no salão pleno do Tribunal.

Por meio do documento, as instituições participantes reafirmam o compromisso de articular ações integradas para prevenir e reprimir condutas ilícitas que causem perturbação ao processo eleitoral. As medidas abrangem esforços para assegurar a integridade do exercício do direito de votar e ser votado.

O acordo busca a promoção de ações que previnam e combatam atos de violência direcionados à campanha eleitoral, ao processo de votação, ao sistema de apuração de votos, à divulgação de resultados das Eleições 2022 e à diplomação e posse dos eleitos. Para isso, serão realizadas diligências direcionadas à defesa da integridade dos envolvidos no processo eleitoral: candidatos, partidos políticos, juízes e servidores da Justiça Eleitoral ou à disposição dela.

Representantes – Participaram da cerimônia, o procurador regional eleitoral de Pernambuco, Roberto Moreira de Almeida, o presidente do TRE-PE, André Guimarães, o vice-presidente e corregedor do TRE-PE, Humberto Vasconcelos, as desembargadoras eleitorais Iasmina Rocha e Mariana Vargas, e o desembargador eleitoral Carlos Gil. Também estiveram no encontro o procurador-geral de justiça, Paulo Augusto de Freitas, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, e o superintendente regional da Polícia Federal, Daniel Grangeiro. Representaram a Polícia Rodoviária Federal, o superintendente executivo, Eduardo Pereira de Siqueira, e o chefe de serviço de operações substituto, Tiago Augusto Silva.

Com informações da Ascom do TRE-PE.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 – apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5

Anteriores F1: Verstappen comenta sobre possível novo chassi da Red Bull
Próxima Seguindo entendimento do MP Eleitoral, TSE nega registros a dois ex-governadores do DF