Assim como no primeiro turno, os testes foram realizados no Centro Cultural São Paulo e na Universidade Paulista (Unip) da rua Vergueiro, na capital paulista
Membros da PRE-SP acompanham os testes de integridade das urnas no 2º turno (Foto: PRE-SP)
O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP), acompanhou e participou do sorteio das urnas para os testes de integridade realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no dia 29 de outubro de 2022. Esteve presente, também, no ato em que impressas as zerésimas, cédulas que indicam que as urnas não tinham nenhum voto antes das eleições do dia 30 de outubro de 2022. Logo no início da manhã os membros da PRE-SP cumprimentaram o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, e o desembargador Paulo Galízia, presidente do TRE-SP.
Os testes ocorreram no Centro Cultural São Paulo e na Universidade Paulista (Unip) do Paraíso, ambos na rua Vergueiro, na capital paulista. Estiveram presentes aos testes a procuradora regional Eleitoral de São Paulo, Paula Bajer, o procurador regional Eleitoral substituto, Paulo Taubemblatt, e os procuradores eleitorais auxiliares José Ricardo Meirelles e Adriana Scordamaglia e Marcos José Gomes Corrêa. Também deram apoio aos membros da PRE-SP os agentes de segurança do Ministério Público Federal (MPF) lotados na Procuradoria Regional da República da 3ª Região.
O MP Eleitoral já recebeu ofício do desembargador Encinas Manfré, presidente da Comissão de Auditoria do Projeto-Piloto do Teste de Integridade com Biometria do TRE-SP, informando que o teste de integridade realizado por biometria demonstrou absoluta precisão nos resultados apurados.
No dia 30 de outubro, a equipe do MP Eleitoral compareceu ao Centro de Operações Integradas e, finalmente, ao TRE-SP para levar os cumprimentos ao presidente do Tribunal, o desembargador Paulo Galizia e seu grupo de apoio.
O Ministério Público Eleitoral cumprimenta o TRE-SP pela condução e coordenação do processo eleitoral, que acompanhou e do qual participou, inclusive dos processos eventualmente litigiosos que tramitam na Justiça Eleitoral. Cumprimenta, igualmente, advogadas e advogados que bem representaram as partes, bem como as candidatas e os candidatos eleitos no Estado de São Paulo e todas as pessoas que participaram do diálogo democrático.
Clique aqui para ver fotos da participação do MP Eleitoral acompanhando os sorteios e testes de integridade realizados no 2º turno em São Paulo.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
https://saj.mpf.mp.br/