No próximo dia 17 de setembro, às 19h, o Movimento Agroligadas promove um encontro durante a Expodiamantino, no stand do Sindicato Rural de Diamantino. O tema a ser abordado será “A gestão que gera valor: um novo olhar para o agro brasileiro”, conduzido por Vanessa Chiamulera.
O evento integra a programação da ExpoDiamantino 2025 e destaca o papel das mulheres nas discussões e na valorização do setor.
Quem são as Agroligadas
De acordo com representantes do movimento, o Agroligadas nasceu com o propósito de aproximar o campo da cidade, promovendo atividades voltadas ao fortalecimento da presença feminina no agronegócio.
Para Altemar Kroling, Presidente do Sindicato Rural de Diamantino, o movimento é relevante por evidenciar o potencial das mulheres que atuam diretamente no campo:
“Diamantino recebe hoje, uma comissão do Agroligadas de fora do município, esse encontro é fundamental pela troca de experiências entre essas mulheres que estão cada vez mais inseridas na administração das propriedades rurais.”
A fundadora e presidente do Agroligadas em Diamantino, Geni Caline Schenkel, também reforça a importância da iniciativa:
“Nós criamos o movimento Agroligadas para mostrar o trabalho diário das mulheres no agro e compartilhar esse propósito com a sociedade e com quem ainda não conhece de perto nossas ações.”
Vanessa Chiamulera, que conduzirá a palestra, reforça o convite à comunidade:
“Convidamos a todos, em especial as mulheres, para estarem conosco nesta noite. Será um momento para falarmos de sustentabilidade e gestão no agronegócio, temas que podem se tornar ferramentas positivas em nosso dia a dia.”
Núcleo Diamantino
Ativo desde junho de 2023, o Núcleo de Diamantino reúne atualmente 11 coordenadoras e mais de 100 mulheres participantes. Entre suas principais ações, estão atividades de informação e conscientização sobre a importância do agro, destacando práticas ligadas ao cumprimento das leis ambientais, dentre outros.
O núcleo abrange não apenas Diamantino, mas também os municípios de Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Nobres, Nova Mutum, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Denise, Santo Afonso, Nova Marilândia e Rosário Oeste.
Fonte: diamantino.mt.gov.br