Todos os motoristas conhecem (ou pelo menos deveriam conhecer) as infrações de trânsito, que podem acarretar multas com pontos na carteira ou até a perda do direito de dirigir e apreensão do automóvel.
Assim, é possível verificar quais multas são mais ou menos comuns no território brasileiro, como excesso de velocidade e falta de cinto de segurança, que são extremamente corriqueiras. Inclusive, esta segunda prática foi a 5ª mais anotada no ano passado.
Abaixo, confira a lista das 5 multas mais comuns no trânsito brasileiro do ano de 2022:
5º lugar – Dirigir sem o cinto de segurança
Bastante comum entre todos os motoristas, mas principalmente entre aqueles que receberam a carteira de habilitação mais recentemente.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem cinto de segurança configura multa grave e anota cinco pontos na carteira do infrator.
Em 2022, foram 2.916.259 infrações desse gênero devidamente penalizadas.
4º lugar – Avançar sinal vermelho no semáforo
Por mais que seja vista com certa frequência, o CTB considera a prática de avançar o sinal vermelho como infração gravíssima, com sete pontos na carteira do infrator.
Inclusive, caso seja penalizado algumas vezes por essa infração, o motorista pode ter o direito de dirigir suspenso.
3º lugar – Trafegar em local não permitido em virtude de rodízio
Comum nas capitais, principalmente em São Paulo, o rodízio proíbe que carros com determinado final de placa transite durante o dia, buscando diminuir os engarrafamentos tão frequentes na capital paulista.
Caso trafegue em dia que não poderia, são quatro pontos na carteira e infração média. No ano de 2022, foram 4.342.829 motoristas penalizados pela prática.
2º lugar – excesso de velocidade em até 50%
Motoristas que excederam até 50% acima do limite máximo permitido são penalizados com cinco pontos na carteira, pois se trata de infração grave, conforme o CTB. Além disso, é preciso pagar o valor de R$ 195,26 para quitar a multa.
No ano passado, foram 4.821.864 penalizados por trafegar em até 50% acima da velocidade máxima permitida na via.
1º lugar – excesso de velocidade em até 20%
Por fim, a infração mais recebida pelos motoristas em 2022 foi a de trafegar em até 20% acima do limite máximo permitido. Essa prática acarreta quatro pontos na carteira do infrator, além de um valor de R$ 130,16 para quitação da multa.
Só em 2022, foram 30.168.458 brasileiros multados por exceder a velocidade em até 20% a mais do que o máximo permitido na pista.
Fonte: capitalist