Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran


Motoristas têm um prazo de 30 dias para renovar sua Carteira Nacional de Trânsito (CNH) após seu vencimento. Durante esse período, é permitido continuar utilizando a CNH atual enquanto se inicia o processo de renovação.

Este processo pode ser facilmente realizado através do aplicativo MT Cidadão ou pelo site oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), sem a necessidade de comparecer pessoalmente às unidades do órgão.

A única exceção é para a realização do exame médico, que requer a presença física do condutor.

O agendamento deste exame é feito durante o preenchimento das etapas de renovação pelo aplicativo.

Após os 30 dias, o motorista pode ser multado e ter sua CNH vencida apreendida se for flagrado durante fiscalização de trânsito.

Para renovar a CNH pelo MT Cidadão, o motorista precisa baixar o aplicativo, realizar o cadastro e acessar sua conta.

Em seguida, basta selecionar “Meus documentos”, depois “CNH”, onde aparecerão informações como nome, categoria da CNH, validade, número de registro e quantidade de pontos. Na seção “Solicitações”, é possível escolher “Renovação da CNH”.

Após a confirmação, um boleto para pagamento da taxa de renovação da CNH, no valor de R$ 134,32, será emitido. O próximo passo é agendar um horário em uma clínica médica indicada pelo RENACH para realizar os procedimentos do exame de aptidão física e mental.

No próprio aplicativo MT Cidadão, é possível acompanhar o status de auditoria e emissão da CNH e retirá-la na unidade do Detran-MT escolhida durante o processo inicial.

Para quem necessita da inclusão da atividade remunerada, o processo pode ser iniciado pelo aplicativo MT Cidadão.

No entanto, condutores que desejam exercer atividades remuneradas no transporte de pessoas ou bens, como motoristas de aplicativos, táxis, ônibus ou caminhões, precisam passar por avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental.

Além da renovação da CNH, o Detran-MT oferece uma série de outros serviços online, como transferência veicular digital, emissão do Licenciamento Anual, solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), troca para Placa Mercosul, entre outros.

 

Fonte: abroncapopular

Anteriores Após série de problemas, Boeing anuncia reformulação da diretoria e saída de CEO no final do ano
Próxima Hackers invadem conta de prefeitura de Mato Grosso e compartilham conteúdo erótico

Menú

Retorno