Motor portátil vira power bank de carro elétrico para aumentar autonomia


A Horse, joint-venture criada por Renault e Geely para desenvolvimento de motores, vai apresentar uma tecnologia inédita no Salão do Automóvel de Munique (Alemanha), que abre as portas ao pública na segunda-feira (9). Trata-se do chamado Horse C15, um extensor de autonomia do tamanho de uma maleta que facilita a conversão de veículos movidos somente a bateria em elétricos de autonomia estendida.

O Horse C15 é equipado com um motor 1.5 litro de quatro cilindros alinhado com um gerador, inversor e pacote de arrefecimento. O extensor estará disponível em versão naturalmente aspirada para carros compactos, com potência máxima de até 95 cv.

Há ainda uma opção para veículos maiores, como sedãs e comerciais leves. Neste caso, um turboalimentador é adicionado e eleva a potência máxima para até 163 cv. Vale lembrar que a unidade poderá operar com gasolina, combustíveis flex (etanol e metanol) ou até sintéticos.

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O curioso é que o Horse C15 mede apenas 50 centímetros de comprimento, 55 cm de largura e 27,5 cm de profundidade na versão aspirada — é um tamanho surpreendentemente pequeno para um motor. Além disso, pode ser instalado tanto na posição horizontal quanto vertical, o que permite a instalação em qualquer eixo do carro, proporcionando maior flexibilidade até no design.

Na prática, as fabricantes de veículos podem converter com mais facilidade e eficiência de uma plataforma BEV em um veículo elétrico com extensor de autonomia (REEV), ampliando suas linhas de produtos. É como se fosse um carregador portátil. Ou melhor, um motor portátil. Isso porque as montadoras conseguem ampliar a autonomia de seus carros sem modificar tanto os seus projetos.

Importante ressaltar que, em qualquer aplicação, o extensor de autonomia mantém o nível de carga da bateria de alta voltagem, que é usada para alimentar o motor elétrico de tração do veículo. No entanto, com o uso do Horse C15, as montadoras podem reduzir o tamanho da bateria do veículo elétrico, proporcionando economias significativas em custo e peso.

De acordo com Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain, essa categoria é uma das que mais cresce em muitos mercados globais. “Acreditamos que a demanda por esses veículos continuará crescendo. O Horse C15 terá um papel fundamental nessa transição, sendo uma das soluções REEV mais eficientes e flexíveis do mercado até hoje”.

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Fonte: direitonews

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