Motor do Renault Duster vira híbrido flex para equipar barcos


A Renault já está atuando no segmento de veículos híbridos-flex no Brasil e não estreou com o SUV Boreal ou a picape Niagara, como previsto até então. A entrada da marca na categoria acaba de virar realidade após a chegada do motor 1.3 turbo do Duster ao mercado nacional de barcos. O propulsor, identificado pelo código HR13, ganhou inédita variante híbrida e agora está sendo fornecido para empresas náuticas de todo o país.

A novidade chega ao mercado por meio de parceria firmada entre a Horse (joint-venture criada por Renault e Geely para desenvolvimento de motores) e a paranaense Hybdor (especializada em sistemas de propulsão para barcos de lazer). O motor é produzido desde o início desse ano na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e ganha assistência de dois motores elétricos para formar o conjunto Hybdor Duotech 200E.

O sistema é o primeiro híbrido plug-in flex para barcos já lançado no mundo. Foi projetado para uso em embarcações de Classe 2, ou seja, de 25 a 40 pés de comprimento. De acordo com a Hybdor, a motorização foi desenvolvida com o objetivo de ampliar a autonomia dos barcos e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases. Além disso, oferece vantagem na redução de vibração e ruído.

Tecnicamente, o motor é o mesmo HR13 1.3 turbo flex de 4 cilindros usado pelo Duster e, até pouco tempo, atrás também pela picape Oroch. Entrega 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque a 1.600 rpm. Adicionalmente, os motores elétricos entregam mais 25 cv e 6,1 kgfm de força.

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A empresa explica que o barco equipado com o conjunto pode operar tanto no sistema térmico (gasolina ou etanol) quanto no modo totalmente elétrico. Há ainda a opção “boost”, que combina os dois modos para entregar performance extra. A bateria de lítio (15 kWh) é fornecida pela WEG e pode ser carregada de duas maneiras: enquanto o barco opera no modo a combustão ou via tomada elétrica (cerca de 1 hora e 30 minutos para uma carga completa.

A manutenção do sistema é facilitada pelo fato de os componentes do motor a combustão serem facilmente encontrados no mercado de autopeças e produzidos em grande escala. O conjunto Hybdor Duotech 200E estará disponível para embarcações ainda neste semestre.

Apesar de ter estreado sua versão híbrida primeiro em embarcações, o motor 1.3 HR13 da Renault também terá uma variante do tipo para automóveis. A novidade já está em desenvolvida e será usada no inédito SUV Boreal e na futura picape intermediária Niagara. Neste caso, o sistema será do tipo híbrido-leve (MHEV) e deve chegar ao mercado entre 2026 e 2027.

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Fonte: direitonews

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