Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]WhatsApp: [link do WhatsApp]
Rodrigo Bocardi, após cerca de 25 anos de trabalho, foi desligado da Globo por descumprir normas éticas. Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (30), a emissora afirmou que “não comenta decisões de compliance”. Bocardi apresentava o Bom Dia São Paulo, que será comandado interinamente pela jornalista Sabina Simonato.
A decisão partiu do departamento de compliance da Globo e apontava para uma situação grave. Segundo o F5 da Folha de S. Paulo, Bocardi foi acusado de prestar serviços de comunicação para uma empresa que atende contas públicas, incluindo prefeituras da Grande São Paulo, paralelamente ao seu trabalho na emissora. Ele também teria oferecido serviços de media training para políticos e empresários, além de vazamento de informações internas.
Essas práticas violam as normas da Globo, que impõe um rígido código de ética a seus jornalistas. Esse conjunto de regras é repassado a todos os profissionais desde 2015, quando foi criado o departamento de compliance.
Nesta quinta-feira, Bocardi apresentou normalmente o Bom Dia São Paulo e se despediu dos colegas na redação. Mais tarde, foi avisado de uma reunião com o diretor geral de jornalismo, Ricardo Villela, que veio do Rio para resolver a questão.
Rodrigo Bocardi estava na TV Globo desde 1999 e no comando do telejornal desde 2013. Antes da Globo, o jornalista trabalhou na Band e na extinta TV Manchete.
Fonte: gazetabrasil