Moscou: Rússia tomará medidas se as bases da OTAN se aproximarem das fronteiras russas


Anteriormente, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores finlandês, Mikael Antell, declarou que o acordo biliteral de cooperação na esfera de defesa entre Helsinque e Washington, se implementado, permitirá que as Forças Armadas dos EUA usem o território finlandês e bases para treinamento e armazenamento de materiais.

“Consideramos qualquer abordagem da infraestrutura militar americana às fronteiras da Federação da Rússia como uma confirmação direta do objetivo declarado de Washington de trazer a chamada ‘derrota estratégica’ ao nosso país“, disse Zakharova em um briefing nesta quarta-feira (3).

A diplomata também observou que “a Federação da Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza técnico-militar quanto de outra natureza, para neutralizar as ameaças à nossa segurança nacional que surgem a esse respeito”.

“Consideramos que tais planos são uma evidência clara do que o lado russo repetidamente alertou: a Finlândia está irrevogavelmente perdendo sua soberania. Foi assim que começou”, enfatizou Zakharova.

Na última semana de abril, as negociações sobre um acordo bilateral de cooperação na esfera da defesa entre a Finlândia e os Estados Unidos continuaram em Helsinque, informou o Ministério das Relações Exteriores da Finlândia.
Muralhas do Kremlin junto ao rio Moscou em Moscou, Rússia, foto publicada em 22 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Dia da Liberdade de Imprensa: 'Assange segue preso por denunciar violações dos EUA', diz jornalista
Próxima OTAN abrirá escritório no Japão ante 'desafios' trazidos por China e Rússia, diz mídia asiática