Moscou pede a Paris que explique o motivo de Macron querer participar da cúpula do BRICS


O portal L’Opinion, ao citar fontes próprias, noticiou recentemente que o presidente da França, Emmanuel Macron, pediu ao presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para participar da cúpula do BRICS que vai se realizar em Joanesburgo, em agosto, uma solicitação que teria surpreendido Ramaphosa, acrescentou o canal.
Segundo uma fonte confiável, a África do Sul não deu resposta a esse pedido. Um porta-voz de Ramaphosa disse mais tarde à Sputnik que não sabia nada sobre o pedido de Macron.

“Não seria ruim para eles comentarem por que querem ir. Será para estabelecer um novo contato para demonstrar a atividade de Paris ou agir como um cavalo de Troia? Explique. Acho que, antes de tudo, o Palácio do Eliseu deve comentar isso ou quem serão delegados”, disse Zakharova à Sputnik.

A diplomata acrescentou que se trata de uma organização da qual nunca participaram e para a qual “nunca demonstraram cortesia, para não falar de bons sentimentos ou intenções“.
Ao grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) planejam se juntar outros países como Argentina, Argélia, Irã, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita e Egito. A presidência do grupo passou no início deste ano da China para a África do Sul, que deve mantê-la até o final de 2023 e depois passar para outro país.
O presidente francês, Emmanuel Macron, fala com a mídia - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Segunda fase de operação chega a líderes responsáveis por ordenar assassinatos em Sorriso e região
Próxima F1: Ativistas de direitos dos animais interrompem conferência em que Hamilton e Wolff participavam