Morre no Rio, aos 84 anos, a cantora Nana Caymmi


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

Morreu nesta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro, a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos. Internada desde agosto do ano passado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul da capital fluminense, a artista tratava uma arritmia cardíaca.

Nascida Dinahir Tostes Caymmi em 29 de abril de 1941 — dois dias antes de completar 84 anos —, Nana era filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, além de irmã dos músicos Dori e Danilo Caymmi. Criada em um ambiente musical, estreou na carreira ainda bebê, ao lado do pai, na canção “Acalanto”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Nana foi uma das maiores intérpretes que o Brasil já teve. Estamos todos muito tristes, mas ela passou nove meses de sofrimento intenso no hospital”, declarou o irmão Danilo Caymmi.

Com uma trajetória marcada por escolhas artísticas coerentes e uma personalidade musical inconfundível, Nana Caymmi construiu uma discografia sólida. Suas interpretações de compositores como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento e Roberto Carlos conquistaram o público e a crítica, destacando-se pela emoção e profundidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nos anos 1960, despontou na MPB e, em 1964, participou do álbum histórico Caymmi visita Tom e leva seus filhos Nana, Dori e Danilo, que ganhou notoriedade internacional. Dois anos depois, enfrentou vaias no Festival Internacional da Canção ao interpretar “Saveiros”, de Dori Caymmi — e saiu vencedora. “Eu tava mais preocupada em não desmaiar do que com as vaias”, relembrou em entrevistas.

Ao longo da carreira, lançou dezenas de discos, entre eles Nana Caymmi (1975), Renascer (1976), Voz e Suor (1983), em parceria com o pianista Cesar Camargo Mariano, Bolero (1993) e A Noite do Meu Bem – As canções de Dolores Duran (1994), produzido por José Milton.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nana também revisitou canções do pai com maestria, como “O Que É Que a Baiana Tem” e “Saudade da Bahia”, reafirmando o elo com suas raízes musicais.

A artista viveu parte da juventude na Venezuela, após se casar com um médico local. Retornou ao Brasil com as duas filhas, Estela e Denise, grávida de seu terceiro filho, fruto de um relacionamento com João Gilberto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 2004, Nana e os irmãos receberam o título de cidadãos baianos, reconhecimento à contribuição da família Caymmi à cultura brasileira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Manter um carro híbrido é mais caro? Entenda as diferenças de custo
Próxima Pesquisadores chineses desenvolvem giroscópio para navegação aérea e naval mais estáveis