Bob Newhart, o adorado comediante de stand-up cujo humor seco e bem humorado em duas aclamadas séries da CBS o catapultou para o panteão dos maiores comediantes da história, faleceu na manhã de quinta-feira. Ele tinha 94 anos.
Lenda de Chicago, vencedor de Grammys nas categorias de Álbum do Ano e Melhor Artista Revelação por seu disco revolucionário de 1960, “The Button-Down Mind of Bob Newhart”, Newhart faleceu em sua casa em Los Angeles após uma série de breves doenças, anunciou seu publicitário de longa data, Jerry Digney.
O ex-contador, curiosamente, só conquistou um Emmy em 2013, como ator convidado em “The Big Bang Theory” da CBS, interpretando Arthur Jeffries (também conhecido como Professor Proton, ex-apresentador de um programa infantil de ciências).
Em 1972, a MTM Enterprises escalou o comediante despretensioso para o papel do psicólogo clínico Bob Hartley, que atendia na cidade favorita do próprio Newhart na vida real, Chicago. “The Bob Newhart Show” se tornaria uma das sitcoms mais populares de todos os tempos, contando com um elenco maravilhoso de coadjuvantes: Suzanne Pleshette, Peter Bonerz, Marcia Wallace, Bill Daily e Jack Riley, entre outros.
Sentindo que a série havia se esgotado, Newhart a encerrou em 1978 após 142 episódios – e, inacreditavelmente, nenhuma indicação ao Emmy para ele ou vitória para o programa. Mas ele estava de volta à CBS em 1982 para comandar outra comédia da MTM.
Em “Newhart”, interpretou Dick Loudon, um autor nova-iorquino que se torna proprietário do Stratford Inn em Vermont. A série se manteve por oito temporadas, e mais uma vez contou com um elenco fantástico (Mary Frann, Tom Poston – que mais tarde se casaria com Pleshette – Julia Duffy, Peter Scolari e, como os faz-tudo “Larry, Darryl e o outro irmão Darryl”, William Sanderson, Tony Papenfuss e John Voldstad).
Em um dos finais de série mais admirados da história, “Newhart” encerrou sua jornada de oito temporadas com uma cena final irreverente: Loudon acorda no meio da noite como Bob Hartley na cama com Pleshette em seu apartamento em Chicago, sugerindo que toda a sua segunda série havia sido um sonho.
Fonte: gazetabrasil