O prazo final para inscrições dos residentes do Rio Grande do Sul no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 encerra-se nesta sexta-feira (21), às 23h59. Esta prorrogação exclusiva foi necessária devido à situação de calamidade pública que afetou o estado em maio deste ano.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriram as inscrições através de um edital específico no domingo (16).
As inscrições devem ser realizadas de forma online, na Página do Participante, utilizando o login único do portal de serviços digitais do governo federal, Gov.br. Caso o participante tenha esquecido a senha cadastrada, há a opção de recuperação no mesmo site.
Os participantes têm a possibilidade de solicitar o uso do nome social, se aplicável, e também de requerer atendimento especializado, incluindo recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD). Para tal, é necessário apresentar documentação que justifique a necessidade desse atendimento. O resultado da solicitação estará disponível na Página do Participante a partir de 5 de julho de 2024.
Durante o período regular de inscrições, encerrado em 14 de junho, o Inep registrou mais de 259,9 mil inscrições de candidatos gaúchos, dentre os mais de 5 milhões de inscritos no período regular.
Todos os moradores do Rio Grande do Sul inscritos no Enem 2024 têm direito à isenção da taxa de inscrição de R$ 85, devido aos eventos de enchentes ocorridos na região.
É importante ressaltar que a isenção da taxa não garante automaticamente a participação no Enem 2024. Os interessados devem realizar a inscrição online para confirmar a participação nos dois dias de prova do exame.
Em 2024, as provas objetivas e a redação serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro, respectivamente, os dois primeiros domingos do mês.
No primeiro dia de provas, os participantes responderão questões de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, além de fazer a redação. Também serão avaliados em uma prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), conforme escolha feita na inscrição, com duração total de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, seguidas por matemática, com duração total de 5 horas.
Criado em 1998, o Enem avalia o nível de conhecimento dos estudantes ao término do ensino médio, correspondente ao fim da educação básica no Brasil.
O Enem é amplamente reconhecido como principal meio de ingresso em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Além disso, os resultados individuais do Enem dos estudantes brasileiros também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal, com as quais o Inep mantém convênio para aceitação das notas do exame.
Fonte: gazetabrasil