A Prefeitura de Diamantino (MT), por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e com o Sindicato Rural de Diamantino, realizou de 15 a 19 de maio, o treinamento de Produção de Derivados do Leite no comunidade rural da Caeté. Ao todo a turma contou com 10 participantes.
Com duração de 40 horas, o treinamento apresentou aos alunos as formas de produção de requeijão (cremoso e em barra), doce de leite (tradicional, com maracujá, mamão ou chocolate), iogurte (tradicional e grego). Além dos pontos para doces pastosos e em barra.
Formada em química com mestrado em ciência e tecnologia em alimentos, a instrutora do Senar-MT Larine Souza explicou a transformação que o curso realiza na visão de negócio dos participantes.
“Os alunos são bem participativos e comprometidos e muitos deles já trabalham com a produção do leite. Então, por meio do treinamento do senar, eles aprendem a produzir os derivados de forma mais prática e rápida. É maravilhoso ver o encantamento deles com as novas possibilidades de manuseio e comercialização”, comentou a instrutora.
Secretário de Agricultura, Edson da Silva (Giripoca), destacou o compromisso da gestão em atender as demandas dos pequenos produtores rurais, além de fomentar práticas que levem ao aumento e regularização da produção.
“Nós ampliamos a oferta de atendimentos e cursos nas área rurais, fomos além do calcário e gradeamento. Agora as atividades acontecem no campo, garantindo maior acesso e êxito de quem realmente precisa desse aperfeiçoamento para ter o aumento da sua renda no dia a dia. São mais de 600 atendimentos só em 2022”, relembrou o gestor da pasta.
O secretário ainda reforçou o sentimento de gratidão em ver a adesão dos moradores do campo aos cursos, treinamentos e oficinas realizados ao longo desses dois anos e meio. “Trabalhamos para levar o conhecimento a essas famílias, não há orgulho maior do que vê-los felizes com a sua nova habilidade”.
Morador há mais de 15 anos na Caeté, Sérgio Andrade, de 49 anos, vive com a esposa e o filho na propriedade rural e contou que o curso vem para auxiliar a família a obter uma nova fonte de renda.
“Eu cresci no campo, faz parte da minha vida. Por meio do curso eu tive novas ideias e aprendi a manusear o leite de forma correta e com mais qualidade. A partir dessa nova experiência pretendo colher frutos para o meu negócio”, ressaltou o participante.
A aluna Carime Gregolon, de 35 anos, mora na Caeté desde o início da comunidade em 1996 e parabenizou as equipes e parceiros pelo carinho, dedicação e acolhimento com a comunidade.
“Não tem palavras para descrever meus agradecimentos à secretaria e à gestão. É a primeira vez que estamos tendo o apoio e o olhar voltado às comunidades rurais, ao pequeno e ao feirante. Esse curso trouxe um benefício enorme para nós alunos. Obrigada”, agradeceu a produtora de bolos e doces.
Também estiveram acompanhando o curso a coordenadora do Desenvolvimento Rural Sustentável de Diamantino, Leidiane Lunelli e o veterinário, Kelthon Patrick.
Fonte: diamantino.mt.gov.br