A Faculdade de Economia (FE) da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Cuiabá, é a única do estado a participar do XXVIII Prêmio Brasil de Economia 2023 na categoria monografia. O trabalho “Caracterização do mercado bovino de corte mato-grossense e formação dos preços entre 2020 e 2022”, da graduada Rafaella Vaz de Campos Patrício, sob orientação do docente Guilherme Jacob Miqueleto, concorre nesta principal premiação voltada para profissionais e estudantes das Ciências Econômicas.
Para o docente orientador e coordenador do curso na UFMT, o tema surgiu principalmente em decorrência da importância econômica, principalmente para o Estado de Mato Grosso, do setor de carnes, considerando o papel fundamental na produção, beneficiamento e exportação de carne bovina. “O trabalho buscou explicar o funcionamento do mercado de bovinocultura de corte para a formação do preço da carne em um período bem complexo da economia brasileira e mato-grossense”, destacou.
Ele explica ainda que, “para atender esse objetivo, foram utilizadas ferramentas estatísticos/econométricos, além de todo o arcabouço teórico, em especial sobre estrutura de mercado e formação de preços agropecuários”, ressaltou complementando que o objetivo era observar qual setor (produtivo, atacadista ou varejista) tem a maior parte da margem de comercialização da carne bovina quando se observa aumentos significativos no valor do preço da carne.
Sobre a pesquisa, Rafaella Vaz de Campos Patrício conta que os desafios foram relacionados à disponibilidade de dados. “Eu e meu orientador tivemos que batalhar bastante para encontrar dados associados aos diversos cortes de carne ao consumidor final, em especial para períodos anteriores à pandemia”, disse, falando ainda que no trabalho, foram considerados somente o corte “ponta de agulha” para o consumidor final, tendo em vista a disponibilidade de informações para a transmissão de preços e composição da margem.
O cenário da dinâmica de preços
“O ideal seria conseguir informações de preços para outros tipos de cortes, para garantir uma maior diversificação em relação ao tipos de consumidor que irá adquirir aquele corte, e consequentemente a melhor análise para a composição e agregação de valor no produto”, disse, complementando ser necessário, em trabalhos futuros, a busca dessas informações.
Para o orientador, o trabalho aponta, entre outras conclusões, que no período de instabilidade econômica de pandemia, o mercado futuro foi um grande auxiliar para ditar o rumo dos preços no mercado físico. “A monografia selecionada dentre outras, pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) do Estado. Para nós é motivo de muito orgulho participar desse evento que tem como objetivo incentivar a investigação econômica em geral e estimular economistas e estudantes de economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira”, destacou.
A premiação acontecerá durante o Congresso Brasileiro de Economia, que acontece entre os dias 15 e 17 de novembro, em São Luís (MA), e contará com o autor do melhor trabalho em cada categoria. O evento é realizado pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), nas seguintes categorias: Artigo Técnico/Científico, Livro de Economia, Monografia de Graduação e Artigo Temático: O Regime de Metas de Inflação e a Autonomia do Banco Central.
Acesse o instagram da Faculdade de Economia
Fonte: ufmt