O que aconteceu com Brasil e Argentina?
A Argentina está passando por movimentos extremamente graves de reorganização econômica”, disse.
“Vai haver um aumento da inflação, logo, um aumento natural dos preços tabelados. Isso vai fazer com que a população argentina gaste muito mais em produtos de necessidade básica. Consequentemente, a importação de produtos brasileiros torna-se mais cara e menos recorrente.”
“Você precisa de muita conversa, muita relação diplomática, para pensar em criar uma moeda comum. Tem que ser uma negociação muito harmônica e essa harmonia foi quebrada com o Milei.”
“Como querer criar uma moeda comum que um país abre mão de ter um Banco Central? Então, eu acho que essa é uma conversa que vai ficar quase que na gaveta, em grande medida”, aponta Beni.
O que seria moeda única entre Brasil e Argentina?
“Repare que há uma triangulação. A troca de peso por dólar, dólar por peso. A ideia é que como cada vez que você faz uma conversão, você acaba perdendo também uma parte do dinheiro, porque você tem as cotações, você tem o mercado financeiro intermediando, você tem as tarifas e a própria oscilação da taxa de câmbio”, explica Beni sobre o funcionamento das negociações.
Fonte: sputniknewsbrasil