Brasília (05/04/2023) – O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realiza a partir do dia 20/04 o curso on-line Gestão da Qualidade do Ar. Serão abertas mil vagas gratuitas, e as inscrições podem ser feitas na plataforma de Educação à Distância do MMA a partir desta quinta-feira (06/04) até 20/04.
O objetivo é disseminar conhecimentos sobre a gestão da qualidade do ar, demonstrando as principais fontes de poluição e suas consequências para a saúde humana, o meio ambiente e a economia. O curso apresentará também o panorama da gestão da qualidade do ar no país e as principais tecnologias voltadas ao planejamento e gerenciamento da qualidade do ar.
Coordenado pela Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, o curso foi elaborado para capacitar gestores, servidores e técnicos que trabalham nas áreas de qualidade do ar e da saúde, nos três níveis de governo, mas está aberto a todos os interessados.
O conteúdo do curso está dividido em 4 módulos:
-
O primeiro módulo apresenta uma introdução à poluição atmosférica e seus impactos à saúde. A legislação, os métodos de prevenção e controle das emissões de poluentes atmosféricos e o monitoramento da qualidade do ar.
-
O segundo módulo apresenta as redes de monitoramento da qualidade do ar no país. Os critérios para instalação das estações de monitoramento. Os modelos de gestão de redes e as formas de certificação, validação, interpretação e divulgação dos dados monitorados.
-
O terceiro módulo trata dos diversos tipos de equipamentos de monitoramento da qualidade do ar e dos planos de gestão para a operação, calibração e manutenção de uma estação de monitoramento.
-
O quarto módulo aborda a modelagem de dispersão de poluentes, dos inventários de emissões atmosféricas, dos planos de controle de emissões e dos relatórios de avaliação da qualidade do ar.
Ao final de cada módulo será aplicada uma avaliação. Quem concluir o curso receberá um certificado do MMA. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental.
(61) 2028 -1227 / 1051
Fonte: gov.br