Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizou cinco webinários regionais para compartilhar experiências realizadas nos Centros de Educação e Cooperação Socioambiental, Centros de Educação Ambiental (CEAs) e Salas Verdes.
O objetivo foi mapear práticas de educação ambiental já realizadas nos territórios e seus resultados, além de divulgar as políticas públicas relacionadas à Política Nacional de Educação Ambiental.
“Procuramos com esse diálogo fortalecer a educação ambiental que fazemos e pensamos em todo o Brasil e as reais necessidades desses pontos de encontro, locais que acolhem e fomentam a educação ambiental, como salas verdes, trilhas de interpretação da natureza, espaços de cultura, museus, parques e jardins botânicos, dentre outros”, afirmou o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino.
Nas apresentações, os representantes apresentaram a abrangência de atuação dos espaços educadores, os públicos de cada atividade e as práticas educativas nos territórios. As reflexões trouxeram também os desafios locais e globais, os enfrentamentos encontrados para fortalecer as ações nos espaços e as soluções para tais entraves.
Ao todo, foram apresentadas mais de 40 práticas que reforçam a importância da educação ambiental. “As instituições que compreendem a sua missão educadora criam pontos de parada, reflexões e diálogos sobre como nos aproximar da natureza, em melhorar as condições existenciais para todas as pessoas e para os demais seres deste planeta. E também em como criar e implantar políticas públicas que gerem compromissos com a sustentabilidade socioambiental”, avaliou Sorrentino.
Centros de Educação Ambiental
O fortalecimento dos CEAs ocorreu em 1992, durante a preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO 92, realizada no Rio de Janeiro.
Atualmente, são reconhecidos como instrumentos de construção, articulação e implementação de programas de educação ambiental, como papel relevante na formação da população, uma vez que também trabalham com a comunidade e não apenas com o público formal.
Salas Verdes
O projeto Salas Verdes tem o objetivo incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como centros de informação e formação ambiental em todo o país. A Sala Verde é um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional, voltadas à temática socioambiental e cultural, que visam contribuir e estimular a discussão crítica, a organização e o fortalecimento de identidades grupais. As instituições que queiram criar esse espaço devem concorrer à chamada pública, em que submetem ao MMA um projeto político pedagógico.
Centros de Educação e Cooperação Socioambiental
Os Centros de Educação e Cooperação Socioambiental promovem a educação e a cooperação voltadas à sustentabilidade socioambiental, de forma permanente e continuada, articulando pessoas, instituições e recursos para contribuir com políticas públicas que ampliem suas atuações nesses espaços demonstrativos e experimentais que funcionam como pontos de acolhimento da diversidade humana e de outras espécies.
No Brasil, estão em funcionamento seis Centros de Educação e Cooperação Socioambiental, todos financiados por meio de edital com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Fonte: gov.br