MMA participa da construção de edital que apoiará projetos de combate à desertificação na Caatinga


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) participou, nesta sexta-feira (4/7), do lançamento do edital do Banco do Nordeste (BNB) que destina R$ 15 milhões para apoiar a execução de projetos que priorizem a recuperação, preservação e uso sustentável da Caatinga. O MMA atuou como parceiro técnico na construção da chamada, que tem foco no enfrentamento da desertificação do bioma. A cerimônia ocorreu na Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

O diretor do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, do MMA, Alexandre Pires, explicou que a iniciativa apresenta um avanço significativo para a proteção da região.

“A Caatinga é o bioma mais afetado pelo processo de desertificação, mas é também extremamente rica do ponto de vista da biodiversidade, da cultura e da força e coragem dos povos que vivem nessa na região”, afirmou Alexandre Pires. “O edital representa o primeiro momento dessa parceria que vai possibilitar ações que avancem na proteção do bioma e de outras agendas tão importantes para o enfrentamento das mudanças do clima e do fortalecimento da política ambiental no Brasil”, completou.

O diretor informou que a ação contribui também para o cumprimento de instrumentos importantes para restauração de vegetação nativa, como o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg); o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) e o Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB Brasil).

O edital é destinado às instituições públicas e privadas dos estados do Nordeste e dos municípios do norte do Espírito Santo e do norte de Minas Gerais. O cadastro das entidades poderá ser feito até 11 de agosto. Já o prazo para registro e envio dos projetos seguirá até 25 de agosto.

Acesse o edital aqui.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: gov.br

Anteriores Fórmula 1: “Ele pode se cansar e sair”, diz Glock sobre possibilidade de Verstappen se aposentar
Próxima Haddad: se AGU entender que houve usurpação, judicialização do IOF será inevitável