MMA, MIR e MDA divulgam o resultado da seleção para as organizações quilombolas que irão compor o Comitê Gestor do PNGTAQ


Ministério da Igualdade RacialMinistério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima divulgam o resultado preliminar da seleção de representantes da sociedade civil para integrar o Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial Ambiental Quilombola (CG PNGTAQ).  

As entidades selecionadas terão a responsabilidade de contribuir de forma estratégica para a formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas voltadas à gestão territorial e ambiental das comunidades quilombolas. Sua atuação será fundamental para garantir a efetiva representatividade e a participação ativa dessas comunidades nos processos decisórios, promovendo o fortalecimento e a preservação de seus territórios e direitos culturais e ambientais.

O edital nº 2/2024 estabeleceu normas públicas de seleção de representantes das comunidades quilombolas do Brasil para compor o CG PNGTAQ no biênio 2025/2027. 

Conforme estabelecido pelo edital, o prazo para a interposição de recursos referentes ao resultado da votação, vai de 20 e 31 de dezembro de 2024.  

PNGTAQ -A Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola, consolidada pelo Decreto Nº 11.786 em novembro de 2023, é fruto de mais de uma década de construção, com as comunidades quilombolas à frente desse processo.  

O Censo Demográfico de 2022 identificou mais de 1,3 milhão de quilombolas distribuídos por 24 estados, além do Distrito Federal. No entanto, menos de 5% vivem em territórios com titulação oficial, o que agrava a situação de vulnerabilidade dessas comunidades, que enfrentam desafios como a regularização fundiária e o acesso a políticas públicas essenciais.  

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Hadjar fala sobre os desabafos no rádio: “Não sou tão bravo quanto parece”
Próxima Lula: se Bolsonaro puder se candidatar, 'se for comigo, vai perder outra vez'