MMA lança plataforma de educação ambiental a distância


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, nesta quartafeira (29/10), a plataforma de ensino à distância Educamb. A interface oferece recursos de aprendizagem acessíveis, como página de notícias, área de recepção de discentes, repositório e biblioteca digital. A iniciativa reforça o compromisso da pasta em ampliar o acesso à educação ambiental de qualidade e à formação continuada sobre temas socioambientais. 

A secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flávia de Senna Franco, e o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da pasta, Marcos Sorrentino, participaram do evento virtual de lançamento da plataforma, que é disponibilizada com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).   

Na oportunidade, Anna Flávia de Senna ressaltou a importância de fortalecer a parceria entre o setor público, privado e sociedade civil. “Sabemos que o processo de mudança do clima é inquestionável e afetará todos os setores. Não teremos mais tempo para reagir se não agir imediatamente. Por isso, essa colaboração, que busca fazer uma conexão entre o conhecimento científico e técnico e a dimensão da comunicação e da mobilização da sociedade, é muito bem-vinda neste momento”, pontuou. 

O sistema, enfatizou Marcos Sorrentino, democratiza o acesso ao conhecimento técnico e científico com cursos gratuitos, acessíveis e de qualidade. Trata-se de uma plataforma destinada aos cursos na área ambiental, por meio da qual o MMA disponibilizará formações que contribuam para a necessária mudança de comportamentos e valores nos dias atuais“.  

No catálogo, há duas formações já disponíveis: A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública e Ressoa. O primeiro curso apresenta conteúdos sobre o histórico, os ODS e os eixos temáticos da A3P. Já o Ressoa oferece ferramentas para fortalecer os processos internos e ampliar os resultados da agenda, reforçando o compromisso com a sustentabilidade na gestão pública. Os cursos estão disponíveis na plataforma até o dia 29 de janeiro. 

O ato contou ainda com a participação do diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, e do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, Irineu Colombo.  

O lançamento também foi marcado pelo anúncio do curso “Gestão Pública Inovadora para Cidadania e Sustentabilidade”, oferecida em parceria com a Escola Itaipu para Sustentabilidade (EIS), Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional, que deverá ser disponibilizado na Educamb em breve. 

O curso aborda a gestão democrática e participativa, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a inovação na administração pública. Destinado a agentes da gestão pública municipal, representantes de associações e consórcios, coordenadores de processos de gestão pública e privada, membros da sociedade civil e estudantes, o programa oferece certificação de 40 horas. 

Assista ao evento de lançamento aqui 

Acesse a plataforma aqui

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o 
Flickr do MMA

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Tem corrida neste fim de semana? Saiba quando é o GP de São Paulo 2025
Próxima PF investiga ataque hacker ao PIX e cumpre mandados no Brasil e no exterior